Raimundo Primeiro
A Unidade Regional do Sebrae Maranhão em Imperatriz realizou, na noite dessa segunda-feira (18), reunião para elaboração do Plano de Ação do Projeto Agronegócio do Leite e Derivados na Região Sul Maranhense, promovido pela Instituição, através de parceria firmada com vários órgãos e institutos públicos e privados do Estado.
“O encontro teve por objetivo realizar um cronograma de atividades de todas as ações que serão desenvolvidas durante o ano de 2013, junto com secretários e técnicos, que acompanham todas as ações que acontecem em seus municípios”, explicou Márcia Ferreira, gestora de projetos na carteira do Agronegócio da regional de Imperatriz do Sebrae-MA.
Ainda durante a reunião, os parceiros fizeram o realinhamento do cronograma de atividades do projeto realizado durante o ano de 2012, entre eles a série de oficinas que resultou na assinatura do termo de acordo entre os participantes, o Sebrae e os parceiros envolvidos no sucesso do Projeto Agronegócio do Leite e Derivados na Região Sul Maranhense.
Os trabalhos foram comandados pelo engenheiro agrônomo João Rosseto Ribeiro Júnior, vindo da regional paulista da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), como consultor indicado pelo Programa Balde Cheio, que, além do Maranhão, atua nos estados do Piauí e Rondônia. Ele veio a Imperatriz exclusivamente para conversar com os produtores participantes do projeto.
Rosseto fez uma avaliação positiva dos resultados obtidos, ressaltando que os produtores do setor, no Maranhão, estão no caminho certo “Eles conseguem seguir corretamente as orientações que lhes são repassadas pelos técnicos e já apresentam os primeiros resultados, deixando claro que as iniciativas empreendidas pelo Sebrae através do programa Balde Cheio na região sul maranhense não foram em vão”, analisou. “Estamos vendo sinais otimistas no desenvolvimento do programa”, reforça o engenheiro.
Márcia Ferreira esclarece que “o alinhamento estratégico trata-se de um pós-oficina para contratualização do projeto, a fim de que o plano de ação aconteça conforme os anseios dos municípios, buscando atender às necessidades que foram apontadas pelos produtores e considerando as ações no âmbito da gestão das propriedades, do processo produtivo e, principalmente, no que diz respeito ao aspecto tecnológico e das ações que são pensadas no processo macro”, afirmou.
Representatividade
Participaram da atividade técnicos dos municípios de Imperatriz, Vila Nova dos Martírios, Estreito e Porto Franco. Ao fim do encontro foi construído o Plano de Ação, cujas metas definidas serão repassadas em breve aos parceiros. “Todos os municípios estarão nos apoiando, a partir das consultorias, palestras, oficinas, dias de campos, atividades voltadas para o comércio, conforme foi combinado nesta reunião”, arremata Márcia, enfatizando que a ideia é ter um comércio sustentável no agronegócio em nível regional, fortalecendo a economia sul maranhense a médio prazo.
O que é
O Balde Cheio é um projeto da pecuária leiteira em pequenas áreas, tendo sido implantado na região sul do Maranhão há dois, com prazo de duração previsto para quatro anos. O objetivo do programa é promover o desenvolvimento da pecuária leiteira, mediante o processo de transferência de muitas tecnologias, para extensionistas de entidades públicas e privadas, bem como para produtores de leite. Neste processo, é aplicada uma metodologia inovadora, em que propriedades leiteiras de cunho familiar são utilizadas como “sala de aula prática”, com a finalidade de reciclar o conhecimento de todos os envolvido, dentre pesquisadores, extensionistas e produtores.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14658
Comentários