Na data em que se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Sebrae realizou, na unidade regional de Imperatriz, palestra para apresentar o Programa de Gestão Ambiental e Sustentabilidade da instituição, que vem sendo implantado nas unidades de todo o país. Na ocasião, os funcionários de Açailândia e Imperatriz tiveram a oportunidade de conhecer o novo modelo de gestão que busca implementar novos hábitos entre os colaboradores, no sentido de saber reaproveitar o que pode ser reutilizado.

O trabalho já começou a ser feito na sede do Sebrae em São Luís e agora está sendo levado às unidades presentes nos municípios do interior do Estado. Durante a semana, a consultora Vilena Ribeiro - especialista em gestão ambiental - visitou as duas unidades e elencou algumas mudanças que podem ser feitas quanto à redução de água, energia e materiais descartáveis, visando a redução de custos e a preservação do meio ambiente. 
"Pequenas práticas podem melhorar o meio ambiente tal como: ver se há necessidade das lâmpadas estarem ligadas em locais claros ou computadores ligados sem necessidade. Todas essas "pequenas" ações podem melhorar o meio ambiente em que vivemos e ainda diminuir as despesas de consumo", garantiu.
Para ajudar ainda mais na preservação, a gerente da unidade do Sebrae em Açailândia, Rosilene Borges, e o gerente da unidade de Imperatriz, Danilo Borges, disponibilizaram, aos colaboradores, uma caneca térmica - para que o uso do copo descartável seja diminuído nas unidades.
Para Vilena Ribeiro, essa prática é de extrema importância para a preservação do meio ambiente, tendo em vista que a diminuição deste tipo de material facilitará o descarte do lixo, já que nas duas cidades não há muitos postos de coleta de lixo descartável.
A consultora revela ainda que, em tempos de clara necessidade de preservação ambiental, as empresas e instituições que buscam o viés da sustentabilidade acabam melhorando sua imagem frente ao mercado. "A Gestão Ambiental tem um papel fundamental na estratégia de qualquer empresa e o Sebrae tem o papel fundamental de levar essa ferramenta para seus clientes, em especial pela redução de custos que a mudança provoca e pelo saldo positivo que deixa para a imagem da empresa", reflete. "A intenção é ninguém deixe de produzir ou exercer as atividades normais que qualquer instituição necessita, mas utilizar seus recursos pensando de forma sustentável - e permitindo que as gerações futuras tenham acesso a esses mesmos recursos", assinala Vilena.