Domingos Cezar
O titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap), José Fernandes Dantas, está totalmente voltado para os preparativos do 10º Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), previsto para acontecer no Centro de Convenções de Imperatriz, no período de 24 a 26 de outubro próximo. De acordo com ele, Imperatriz tem em seu entorno uma das maiores bacias leiteiras do estado do Maranhão, o que faz com que aumente o interesse dos produtores dessa região em participar do evento, que é um dos maiores no gênero em todo o país. “Imperatriz encontra-se preparada para receber esses eventos”, afirma Fernandes.
Ele garantiu que, dentro da programação, estão previstas palestras, rodadas de negócios, exposições, cursos, painéis, mesas redondas, concursos lácteos, entre outras atividades que enobrecem o 10º Enel. “Esse evento vem acontecendo somente nas capitais nordestinas. Essa [edição] é a primeira a ser realizada fora de uma capital”, explica José Fernandes, ressaltando que outra motivação se dá por ser a região tocantina a principal bacia leiteira do estado.
O titular da Seaap disse que o evento conta com a parceria de outros órgãos, mas destacou o Sebrae, que possui trabalho junto aos produtores de leite e derivados. José Fernandes informou, ainda, que convites estão sendo feitos para o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e ao presidente da Frente Parlamentar da Cadeia Produtiva do Leite da Câmara dos Deputados, Antonio Andrade.
José Fernandes destacou, também como parceiro, o deputado federal Chiquinho Escórcio, com quem já esteve reunido para tratar da organização desse grande evento. Lembrou que o deputado está intermediando a vinda do ex-senador Roberto Requião, na qualidade de principal palestrante. “Este, quando governador, incentivou a bacia do leite no estado do Paraná”, afirma Fernandes.
Ainda de acordo com José Fernandes, a cidade de Imperatriz, nos últimos três anos, tem se voltado para receber os grandes empreendimentos, mas também os grandes eventos, nos mais diversos setores. “Todos os eventos de magnitude estão acontecendo nesta cidade, que está se tornando o grande pólo de desenvolvimento”, comemora José Fernandes.
Ele exemplifica como grandes eventos a realização da Feira do Comércio e Indústria (Fecoimp), que acabou de acontecer; o Salão do Livro (Salimp), que se realizou em junho passado e; a Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), “e tantos outros que coloca esta cidade no rumo do crescimento, aliado ao desenvolvimento”, conclui José Fernandes.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14509
Comentários