O titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção – SEAAP, José Fernandes Dantas, se disse muito satisfeito com a parceria estabelecida com o Sindicato Rural de Imperatriz e Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão – FAEMA, no que diz respeito ao processo de regularização ambiental e realização de cursos.
De acordo com José Fernandes, os produtores rurais têm procurado sistematicamente os órgãos competentes para realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), cujo prazo se expira no dia 6 de maio. “A realização de curso de interesse da comunidade rural também tem tido uma boa receptividade por parte dos produtores rurais”, afirma o secretário.
Entre esses cursos, José Fernandes Dantas enumera o de “Mecanização Agrícola e Preparo do Solo”, que tem como público alvo produtores da agricultura familiar, e “Práticas de Enxertia”, também destinado à formação dos produtores da agricultura familiar, “dentro de uma visão mais moderna e produtiva”, explica José Fernandes.
“Implantação de Irrigação”, tendo como público alvo produtores da agricultura familiar e treinamento de operadores de poços artesianos, quanto à captação, cloração e distribuição de água para os povoados da dona rural completam os cursos e treinamentos. “Quando a parceria está dando certo temos que continuar e é isso que estamos fazendo”, assinala o secretário.
A SEAAP também vem realizando com seus técnicos um trabalho ambiental junto aos produtores rurais. A ação consiste em recuperar áreas degradadas e, principalmente, as nascentes dos córregos. “Já recuperamos algumas nascentes com a ajuda do proprietário a fazemos a doação de árvores nativas para serem replantadas e assim essa ação tem obtido êxito”, finaliza Dantas. (Domingos Cezar/ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15291
SEAAP, SENAR e SINRURAL promovem cursos de capacitação para agricultores
Os cursos estão obtendo grande aceitação por parte dos participantes
Comentários