No balanço das ações realizadas em 2015, o secretário municipal de Agricultura Abastecimento e Produção, José Fernandes, destacou os principais trabalhos realizados ao longo de 2015. Segundo ele, o apoio aos pequenos produtores inseridos do Programa da Agricultura Familiar foi um dos principais focos da SEAAP. "Ampliamos a assistência individual para todos os integrantes. E buscamos sempre atender às necessidades de cada um".
Sobre o abastecimento de água - ação realizada nas comunidades concentradas nas localidades mais distantes do Centro - além da abertura de novos poços a prefeitura tem realizado a manutenção dos poços ativos. Os poços são diferenciais no processo de no abastecimento e também no processo de irrigação. Ação que ajuda pequenos produtores a cultivarem frutas e hortaliças. Trabalho este que tem melhorado significativamente a renda de famílias que integram a Agricultura Familiar, além claro, de garantir mais produtos nas feiras de Imperatriz.
Este ano, a prefeitura também doou espaço para criação de uma feira livre no Bairro Parque Amazonas - local que teve pavimentação total com iluminação, sinalização entre outras melhorias para a comunidade - as feiras são de responsabilidade da Seaap e, segundo José Fernandes, ação melhorou significativamente o modo de vida das comunidades concentradas na localidade e também nos bairros adjacentes.
Antes, os pontos principais de feiras estavam concentrados na região central da cidade. Agora, a população de bairros como, por exemplo, Vila Cafeteira, Vila Ipiranga entre outros, estão sendo beneficiadas com uma feira mais próxima. A construção da Feirinha da Nova Imperatriz está entre as conquistas do governo municipal, em parceria com o Governo Federal e emenda parlamentar do ex-deputado federal Chiquinho Escócio. A expectativa é que a feira seja concluída em meados de 2016.
MERCADO DO PEIXE - Entre as grandes conquistas para a população imperatrizense e Região Tocantina, também está o mercado do peixe - projeto que está sendo concretizado a partir da parceria entre Prefeitura de Imperatriz e Ministério da Agricultura. A construção, além de oferecer produtos mais baratos, também vai proporcionar mais qualidade na comercialização do peixe na Região Tocantina. A conclusão da obra está prevista para agosto de 2016.
De acordo com secretário de Agricultura, Abastecimento e Produção, José Fernandes o novo mercado vai beneficiar mais 550 pescadores da região. Segundo ele, a estrutura do espaço será totalmente equipada e terá o acompanhamento da Seaap para garantir qualidade e segurança tanto para os pescadores quanto para a população.
"Essa é uma das maiores conquistas do nosso município. Sem dúvidas, após ser concluída, essa obra vai possibilitar que os pescadores possam comercializar em uma estrutura adequada, sobretudo, que eles proporcionem um serviço de qualidade para a população. Quero destacar que parte dos recursos foram resultados de emenda parlamentar do nosso ex-deputado".
O novo Mercado do Peixe vai ter câmaras frias para conservação, armazenamento e congelamento do produto e caminhões com refrigeração para transporte e distribuição. Dessa forma, o produto não ficará exposto ao calor e terá menos possibilidades de estragar. Outro fator importante é a redução de custos para os consumidores. Visto que a máquina de gelo já traz uma economia real na comercialização.
Atualmente os pescadores precisam comprar o gelo para conservar o peixe, e isso faz o preço do produto ficar mais caro para o pescador e para a população. Todavia com a estrutura que será oferecida esse gasto não será mais necessário, logo, o valor do peixe será mais acessível.
Pesquisa - O secretário de Agricultura José Fernandes revelou que uma pesquisa está sendo desenvolvida pela Prefeitura Municipal em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), campus de Imperatriz. O objetivo é realizar um diagnóstico sobre quais os produtos que são importados pelos imperatrizenses consumidos no setor do Mercadinho.
Vacinação - No processo de prevenção contra a brucelose e mastite bovina, a prefeitura disponibilizou o serviço de vacinação gratuito para os rebanhos de produtores da Agricultura Familiar que possuem até 12 animais com idades entre dois e oito meses.
Além da vacina, a SEAAP entregou aos proprietários o certificado de vacinação. De acordo com o secretário adjunto, Hélio Gregório um dos diferenciais da ação está na preocupação em trabalhar a conscientização no que se refere aos cuidados que devem ser adotados no ato da vacinação.
De acordo com o secretário, o trabalho realizado visou, sobretudo, a qualidade da carne, leite bovino e derivados, comercializados pelos a Prefeitura de Imperatriz por intermédio da Secretaria Municipal de Abastecimentos e Produção (SEAAP) tem ajudado pequenos produtores da Agricultura Familiar a vacinar rebanhos com até 12 reis e idades entre dois e oito meses contra a brucelose.
A brucelose é uma doença crônica, que acomete bovinos, caprinos, suínos, cães, ovinos e eqüinos, além disso, também põe em risco a saúde humana. Conforme determinação do Ministério da Agricultura, somente técnicos e veterinários realizar a vacinação dos animais. Incumbidas
Desde 2009, a Prefeitura tem garantido apoio para todos os produtores inseridos no Programa da Agricultura Familiar. A média de vacinação mensal é 150 bezerras. Sobre o processo de vacinação, o secretário municipal de Agricultura, Jose Fernandes garante que a SEAAP disponibiliza toda a estrutura técnica para vacinar o rebanho e também ferrar o os animais, em contrapartida, a equipe de vistoria da AGED entrega ao proprietário o atestado da vacinação - documento que comprova que o animal foi vacinado.
De acordo com o secretário de Agricultura, José Fernandes, produtores dos povoados Olho D'Água dos Martírios, Centro Novo, Camaçari, Água Boa, Bebedouro, Vila Conceição II e II, Petrolina, Lagoa Verde e 1.700, já foram beneficiados com a ação.
Agricultura avança na gestão do prefeito Madeira
O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap), José Fernandes Dantas, considera positivo o trabalho realizado esse ano pela Prefeitura de Imperatriz, em parceria com o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima). Ele diz que os convênios celebrados estão, gradativamente, avançando neste novo governo, visando beneficiar os pequenos e médios produtores rurais do sudoeste do Maranhão.
"Esse tem sido um ano de implantação de novos projetos, inclusive com muita dificuldade devido à crise financeira, como é o caso do atraso ocorrido na distribuição das sementes de arroz, feijão, milho e de hortaliças", disse ele, que culmina também com o atraso do período invernoso na região Tocantina.
Ele observa que a distribuição de sementes iniciada ainda nesta segunda quinzena desse mês de dezembro não prejudicará os pequenos agricultores por conta da escassez do período chuvoso. O primeiro lote de sementes é de feijão, milho, arroz e hortaliça.
O secretário conta que o município deve ser atendido pelo governo estadual com 20 toneladas de sementes selecionadas, embora a previsão era para ser uma quantidade bem mais superior. "Alguns produtores resolveram fazer aquisição particular de sementes devido ao atraso na distribuição, chegando a pagar R$ 380,00 no saco de 20 quilos, sendo um sacrifício ao pequeno produtor rural do nosso município", acrescenta.
AVANÇO - Ele avalia que o município avançou muito nestes últimos anos beneficiando mais de 600 produtores rurais com ações de correção da terra, inclusive com quatro patrulhas agrícolas que atendem os agricultores das regiões dos povoados de Petrolina e Coquelândia. Também foram contemplados os produtores rurais situados em localidades que ficam nas proximidades da BR-010.
"A quantidade de terra aradada não é somente para sustentabilidade das famílias, mas para terem uma renda extra para comercializarem seus produtores, contribuindo para o aumento da produção no município de Imperatriz", frisa. [Eva Fernandes - ASCOM]
Comentários