Desde o início de sua primeira gestão, o prefeito Sebastião Madeira cobrou da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção – SEAAP, que tem como titular José Fernandes Dantas, uma atenção especial ao produtor da agricultura familiar, por entender que a produção agrícola é altamente necessária para o abastecimento da população, tanto rural quanto urbana.
“Temos nos esforçado pra cumprir todas as metas estabelecidas e compreendemos que avançamos bastante no que diz respeito aos benefícios que levamos aos produtores rurais, seja por intermédio da doação de sementes, a orientação de nossos técnicos, como a manutenção das estradas vicinais, mas temos ainda algumas deficiências que estamos corrigindo”, reconhece José Dantas.
Atualmente, o secretário entende que a principal deficiência, conforme os reclames dos produtores rurais, diz respeito à energia elétrica que ainda não chegou em algumas comunidades e em outras que a possuem, problemas constantes estão acontecendo, ora pela queda de tensão, ora por falta de manutenção da rede elétrica, ora por falta de carga adequada, entre outros.
Em face a essa situação, o secretário José Fernandes Dantas encaminhou ofício ao Ministério das Minas e Energia cobrando a conclusão das obras do Programa Luz Para Todos, na zona rural de Imperatriz. Por sua vez, o chefe da Assessoria Especial de Apoio ao Ministério, Ricardo de Paula Monteiro, enviou ofício ao secretário fazendo referências a números apresentados pela CEMAR.
Na tarde da última segunda-feira (8), o secretário-adjunto Hélio Gregório Fraga esteve reunido com representantes da CEMAR, produtores rurais, representantes de entidades rurais e o diretor da Unidade de Gestão Energética Municipal – EGEM, Hamilton Camargo, quando discutiu com esses os problemas relacionados com o Programa Luz Para Todos, entre outros que incomodam e prejudicam a comunidade rural.
De acordo com Hélio Fraga, existem no município de Imperatriz cerca de 180 propriedades rurais que ainda não foram contempladas com o programa do Governo Federal. Na ocasião, o secretário-adjunto apresentou aos presentes uma relação nominal de povoados, produtores e propriedades rurais que estão carentes de energia elétrica, causando insatisfação ao produtor da agricultura familiar.
Outro problema destacado por Hélio Fraga diz respeito aos poços artesianos de várias comunidades rurais, os quais, sem o devido acompanhamento, as bombas vêm queimando sistematicamente e deixando os produtores sem água. “Esse sério problema é ocasionado com a constante queda de tensão, deixando uma insatisfação nos moradores que ficam até uma semana sem água”.
Hélio Fraga observou, ainda, que a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da SEAP, está instalando um sistema de irrigação nas comunidades rurais, porém alguns deles não estão funcionando por falta de carga adequada, pois ela não é suficiente para manter em funcionamento o sistema. “Fizemos essa reclamação e a CEMAR prometeu-nos encontrar com urgência uma solução para esse problema”.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15103
SEAAP cobra da CEMAR regularização de energia para a zona rural do município
O propósito da Secretaria é que todos os produtores rurais tenham energia elétrica
Comentários