O superintendente de Controle, Avaliação e Auditoria, Irisnaldo Félix, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), enfatizou ontem o trabalho realizado nesses últimos quatro anos pela Prefeitura, que resultou em benefícios à comunidade de Imperatriz.
“O reflexo da qualidade das ações é o retrato do que mostram os números do DataSUS, do Ministério da Saúde, que comprovam a grande redução de Acidentes Vascular Cerebral (AVC) e de infarto agudo do miocárdio na população de Imperatriz”, comemora ele, que atribui o resultado positivo à melhoria do atendimento prestado à comunidade nas unidades básicas de saúde e no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o Socorrão.
Segundo ele, embora o hospital atenda pacientes de vários municípios das regiões sudoeste e sul do Maranhão, sul do Pará e norte do Tocantins, os resultados divulgados pelo sistema DataSUS comprovam a eficiência da saúde pública de Imperatriz. “Essas ações na Atenção Básica refletem no melhor controle da pressão arterial; dos diabetes e um melhor acompanhamento dos profissionais do Programa Saúde da Família (PSF)”, frisa.
Irisnaldo Félix assinalou, ainda, que, nos últimos anos, a comunidade passou a contar com equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), composta por enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos, prestando atendimento de qualidade à população de Imperatriz. “Temos ainda mais duas equipes que realizam acompanhamento familiar na residência do paciente”, conta.
Ele explica que, para o paciente que sofreu um AVC (derrame cerebral) ou tem uma doença crônica e que necessita de uma equipe para acompanhamento domiciliar, a Secretaria Municipal de Saúde dispõe atualmente de três equipes que prestam esse tipo de atendimento especializado em Imperatriz.
Vigilância Sanitária
O superintendente também comentou sobre o trabalho realizado pela Vigilância Sanitária de Imperatriz, que recebeu reconhecimento do Ministério Público do Maranhão, onde foram doados equipamentos de informática, de comunicação e até veículos a esse departamento da Secretaria Municipal de Saúde. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14519
Saúde registra redução do número de AVC em Imperatriz
Os dados podem ser comprovados pelo sistema DataSUS, do Ministério da Saúde
Comentários