O superintendente Irisnaldo Félix comemora resultado divulgado pelo DataSUS, do Ministério da Saúde

O superintendente de Controle, Avaliação e Auditoria, Irisnaldo Félix, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), enfatizou ontem o trabalho realizado nesses últimos quatro anos pela Prefeitura, que resultou em benefícios à comunidade de Imperatriz.
“O reflexo da qualidade das ações é o retrato do que mostram os números do DataSUS, do Ministério da Saúde, que comprovam a grande redução de Acidentes Vascular Cerebral (AVC) e de infarto agudo do miocárdio na população de Imperatriz”, comemora ele, que atribui o resultado positivo à melhoria do atendimento prestado à comunidade nas unidades básicas de saúde e no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o Socorrão.
Segundo ele, embora o hospital atenda pacientes de vários municípios das regiões sudoeste e sul do Maranhão, sul do Pará e norte do Tocantins, os resultados divulgados pelo sistema DataSUS comprovam a eficiência da saúde pública de Imperatriz. “Essas ações na Atenção Básica refletem no melhor controle da pressão arterial; dos diabetes e um melhor acompanhamento dos profissionais do Programa Saúde da Família (PSF)”, frisa.
Irisnaldo Félix assinalou, ainda, que, nos últimos anos, a comunidade passou a contar com equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), composta por enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos, prestando atendimento de qualidade à população de Imperatriz. “Temos ainda mais duas equipes que realizam acompanhamento familiar na residência do paciente”, conta.
Ele explica que, para o paciente que sofreu um AVC (derrame cerebral) ou tem uma doença crônica e que necessita de uma equipe para acompanhamento domiciliar, a Secretaria Municipal de Saúde dispõe atualmente de três equipes que prestam esse tipo de atendimento especializado em Imperatriz.

Vigilância Sanitária

O superintendente também comentou sobre o trabalho realizado pela Vigilância Sanitária de Imperatriz, que recebeu reconhecimento do Ministério Público do Maranhão, onde foram doados equipamentos de informática, de comunicação e até veículos a esse departamento da Secretaria Municipal de Saúde. (Comunicação)