A coordenadora de controle da Tuberculose, Lidiane Gomes, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), informa que o Programa Municipal de Controle da Tuberculose realizará, no período de 18 a 21 deste mês, uma campanha preventiva na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), em Imperatriz.
Segundo ela, o objetivo da campanha é detectar novos casos e trabalhar com o grupo de risco de adoecimento, cuja estratégia será examinar todos os detentos, solicitar o baciloscopia (exame de escarro) e encaminhá-los ao laboratório.
“Esse trabalho visa identificar os detentos com sintomáticos respiratórios, pois caso seja detectado algum detento nos exames ofertaremos o tratamento através do Programa Saúde da Família”, contou.
A tuberculose - chamada antigamente de “peste cinzenta”, e conhecida também em português como tísica pulmonar ou “doença do peito” - é uma das doenças documentadas desde mais longa data e que continua a afligir a Humanidade dias atuais.
É causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo-de-koch. Estima-se que a bactéria causadora tenha evoluído há 40.000 anos, a partir de outras bactérias do gênero Mycobacterium.
A tuberculose é considerada uma doença socialmente determinada, pois sua ocorrência está diretamente associada à forma como se organizam os processos de produção e de reprodução social, assim como à implementação de políticas de controle da doença. Os processos de produção e reprodução estão diretamente relacionados ao modo de viver e trabalhar do indivíduo.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14230
Comentários