Vanessa Leite Barros de Aguiar, coordenadora do Programa Hiperdia, da Semus

Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a 3ª Semana Municipal de Combate e Controle da Hipertensão Arterial será realizada no período de 24 a 27 deste mês em Imperatriz, segundo informou à reportagem a coordenadora do programa Hiperdia, Vanessa Aguiar.
Segundo ela, a campanha tem a função de alertar a população sobre a hipertensão. “Essa campanha tem a finalidade de alertar a população sobre os riscos de não praticar uma atividade física, estimulando jovens e idosos a combater o sedentarismo”, enfatiza a coordenadora do Hiperdia. Vanessa aproveitou para convidar a comunidade a prestigiar a solenidade de abertura do evento, que acontecerá no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, situado na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no Centro.
A solenidade de abertura ocorrerá no próximo dia 24 (terça-feira), a partir das 8h, e contará com a presença do prefeito Sebastião Madeira e da secretária municipal de Saúde (Semus), Conceição Madeira.
Vanessa explicou que, após a abertura, a campanha volta-se totalmente para a população. “Extensa programação será desenvolvida durante toda a semana nos postos de saúde dos bairros e povoados. Já na quinta-feira, dia 26, faremos uma prestação de serviço gratuito à comunidade na Praça Brasil”, disse.

Caminhada
Vanessa Aguiar destaca que a 3ª Semana Municipal de Combate e Controle da Hipertensão Arterial será encerrada na sexta-feira, dia 27, com a realização de uma grande caminhada pelas ruas e avenidas de Imperatriz. “Vamos fazer um ‘apitaço’ para chamar a atenção da população, que precisa se adequar a esse novo estilo de vida, pois, caso não haja essa mudança de hábito, a pessoa estará sujeita a ter várias doenças, inclusive hipertensão e diabetes”, declarou.

Corpo e Saúde
Ela observa ainda que nesses últimos quatro anos surgiram diversas academias de ginásticas e novos espaços para a prática de caminhada, assim como, também, o desenvolvimento do projeto “Corpo e Saúde”, que estimula as pessoas a fazer atividades físicas. “Esse programa atende às pessoas nos espaços da Avenida Beira-Rio e da pista do aeroporto, realizando avaliações físicas, como teste de glicemia, verificação da pressão arterial e avaliação nutricional”, finalizou. (Gil Carvalho - Comunicação)