A coordenadora Graça Dantas (PAISM) destaca importância do Programa Saúde da Mulher, em Imperatriz

O Programa ‘Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher’ (Paism), órgão da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza, desde o ano de 2009, mutirões de prevenção ao câncer do colo de útero. “Quando assumimos a coordenação do Paism, esse índice estava muito baixo, fato que culminou na elaboração de um projeto, onde realizamos hoje mutirões nas unidades de saúde de Imperatriz”, explica a coordenadora do Paism, Graça Dantas.
Segundo ela, os mutirões estão sendo realizados não apenas nas unidades de saúde que ficam na região central da cidade, bem como em bairros e até povoados do município de Imperatriz. “Já fizemos esse trabalho preventivo nos povoados Coquelândia, Vilas Conceição I e II, Jiboia e Embiral”, disse.
Ela ressalta que, paralelamente a esse mutirão, promovido pelo Programa Saúde da Mulher, leva-se, ainda, outros programas oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde como, por exemplo, o Programa Saúde do Homem, da Criança, Hiperdia e o DST/Aids. Na ocasião, são ministradas palestras educativas, distribuído material didático, exames e a coleta de prevenção do câncer de colo de útero.
Graça Dantas conta, ainda, que estão sendo feitas palestras preventivas em relação ao câncer de mama, considerado de suma importância ao público feminino, pois é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo. “Temos ainda o Centro de Especialidade da Mulher, órgão que funciona na unidade de saúde Três Poderes, oferecendo consultas com médicos ginecologistas, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas”, garante.
Ela detalha que uma das fisioterapeutas tem especialidade em urocologia – trata dos sistemas urinário e reprodutor. “Se a maioria das mulheres preferir por parto normal, como recomenda o Ministério da Saúde, essa profissional presta todas as informações necessárias às gestantes”, finaliza. (Comunicação)