A organização da rede pública municipal, através da Vigilância Epidemiológica e a maior conscientização da população na adoção de hábitos de prevenção, gerou um resultado bastante positivo: o número de casos graves de dengue em Imperatriz registrou queda de 84% em 2012, se comparado a 2011. Os dados do balanço epidemiológico da doença na cidade mostram ainda que, em relação a 2010, a redução chega a ser ainda maior.
No caso da dengue, não há descanso. O trabalho é ininterrupto. Somente assim é possível conter epidemias na cidade. Neste período de transição do governo municipal, é fundamental continuar as ações de prevenção e combate à dengue. O trabalho que vem sendo feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) está sendo intensificado neste sentido.
Cuidados
Com a chegada do período chuvoso em Imperatriz, a incidência de focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, aumentou. Por isso, é importante manter os hábitos de prevenção, como não acumular entulho e lixo, ter atenção especial com plantas e objetos que juntam água, guardar garrafas de vidro ou pet, baldes e vasos de plantas vazios virados para baixo. Também é preciso estar atento a pneus velhos, que devem ser entregues aos serviços de limpeza urbana ou guardados em local coberto.
Comentários