Como parte das ações preconizadas pelo programa Rede Cegonha, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Básica, irá descentralizar os testes rápido de HIV e Sífilis para oito Unidades Básicas de Saúde de Imperatriz.
Lançada em março de 2011 pelo Governo Federal, a Rede Cegonha é um programa que visa garantir atendimento de qualidade a todas as brasileiras pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida do bebê. Ela terá atuação integrada às demais iniciativas do SUS para a saúde da mulher.
Segundo o coordenador do Departamento de Atenção Básica, Anderson Nascimento, atualmente o teste é oferecido apenas no Departamento de DST/AIDS, localizado no Parque Anhanguera e Hospital Regional Materno Infantil, o que dificulta o acesso das gestantes a esse serviço.
"Apesar de a SÍFILIS ser uma doença infecciosa de tratamento fácil, rápido e barato, a bactéria também pode infectar o bebê durante a gravidez, causando graves problemas de saúde na criança, levar ao aborto espontâneo ou morte perinatal. O diagnóstico precoce e o tratamento da gestante são medidas simples e eficazes na prevenção dessa forma da doença. Em se tratando do HIV, o diagnóstico precoce constitui a primeira etapa de uma série de medidas profiláticas que objetivam evitar a transmissão vertical (da mãe para o feto), por isso a realização do teste rápido durante a execução do pré-natal é de fundamental importância", afirma Anderson Nascimento.
No último dia 15 de julho, o Departamento de Atenção Básica recebeu do Ministério da Saúde um lote de 1.000 unidades de teste rápido, que a partir desta segunda-feira, 22 de julho, serão distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde.
A coordenação da Atenção Básica ressalta que os testes serão oferecidos exclusivamente para gestantes e seus respectivos parceiros, os demais usuários devem continuar buscando o serviço no departamento de DST/AIDS. [Da ASCOM]
Publicado em Cidade na Edição Nº 14759
Comentários