Para comemorar o Dia Mundial de Combate à LER/DORT, a Secretaria Municipal de Saúde realiza em Imperatriz, nesta quarta-feira, 28, a partir das 8h panfletagem no Centro da cidade; e no dia 1º de março, rodada de palestras no auditório da faculdade Devry Facimp das 8:30 às 11h e das 19:30 às 21:30; Objetivo é conscientizar a população sobre os distúrbios osteomusculares relacionados ao Trabalho, DORT, que incluem as lesões por esforços repetitivos, LER.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, no Brasil, mais de três milhões de pessoas já tiveram a doença, mais recorrente nos membros superiores. Nesse sentido, a coordenação da do evento ressalta a importância das ações preventivas.
"Com base nos dados estatísticos foram definidos os temas das palestras. Nossa meta é alertar sobre as doenças relacionadas ao trabalho, esclarecer como elas surgem e como podemos evitá-las, além de orientar sobre atendimento, indicando onde as pessoas devem procurar ajuda" - explicou o fisioterapeuta do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, CEREST, Pollyeverlin Rocha.
Para participar dos encontros é necessário fazer inscrição no link https://goo.gl/MvFyRb disponibilizado pela faculdade Devry Facimp. (Maria Almeida - Ascom)
Confira a programação:
8:30h - 9h - Introdução sobre o papel do CEREST e o que é LER/DORT, com o fisioterapeuta Pollyeverlin Rocha.
9h - 9:30h - O olhar da enfermagem na patologia LER/DORT, com Enfermeira Elisânia;
9:30 - 10h Ginástica laboral com fisioterapeuta Eveline Keylly
10h -10:30h - Roda de conversa com relatos de pacientes.
À noite repete-se o ciclo de palestras com início às 19:30h, com encerramento às 21:30.
Comentários