A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), aderiu ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), do Ministério da Saúde. A informação foi prestada ontem (4), à reportagem, pelo secretário de Saúde, Arnaldo Alencar.
Ele explicou que “o programa busca induzir a ampliação de acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável ao nacional, regional e local, de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde”, disse.
Segundo ele, o Ministério da Saúde repassará ao município um incentivo financeiro para que seja viabilizada a melhoria no atendimento na Atenção Básica em Imperatriz. “Nós ficamos com 16 equipes, incluindo os programas Saúde da Família e Bucal”, comemora.
Arnaldo Alencar considera um grande avanço à comunidade e ao setor da saúde pública a adesão ao PMAQ, que resulta em benefícios diretos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “O ministro [da saúde, Alexandre] Padilha, defendeu, no último congresso realizado no Rio de Janeiro, a universalização da saúde com qualidade, no SUS. Percebe-se que o ministro realmente tem um foco diferente em relação à saúde no Brasil”, avaliou.
Ele observou que o ministro Padilha não está preocupado com a construção de hospitais, mas de oferecer melhores condições de atendimento à população na Atenção Primária, que começa em um posto ou unidade mista de saúde. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14497
Comentários