Socorro Ribeiro, coordenadora de Imunizações em Imperatriz

Secretaria de Saúde convoca os pais de Imperatriz para atualizarem cadernetas de vacinação de seus filhos
Foi lançada nessa terça-feira (14) pela Secretaria de Saúde de Imperatriz a campanha de atualização da caderneta de vacinação das crianças. A ação tem como objetivo a melhoria da cobertura vacinal do público infantil e será realizada em conjunto com o Ministério da Saúde. A ação ocorrerá no período de 18 a 24 de agosto, sendo 18 o dia D de divulgação. O objetivo é Atualizar o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta de saúde das crianças menores de 5 anos de idade (0 a 4 anos 11 meses e 29 dias).
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, Socorro Ribeiro, o objetivo da campanha é aumentar a cobertura vacinal e reduzir o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas. "Temos um calendário complexo, com mais de 12 vacinas, cada uma com duas ou três doses. Muitos pais acham que o esquema está completo, mas não está", disse. "Esta será a oportunidade de conferir a caderneta da criança e completá-la, caso haja alguma vacina com o esquema incompleto".
Crianças menores de cinco anos de idade devem ser levadas a um posto de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) para que a caderneta de saúde seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada. Estarão disponíveis para esta ação todas as vacinas do calendário básico da criança. São elas: BCG, hepatite B, pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
Menores de cinco anos que vivem nas regiões Norte e Nordeste, no Vale do Jequitinhonha e no Vale do Mucuri, ambos em Minas Gerais, também vão receber suplemento de vitamina A. A ação integra o programa Brasil Carinhoso, lançado em maio deste ano, que tem como meta a superação da extrema pobreza na primeira infância.
Vacinas oferecidas - Todas as vacinas do calendário para crianças menores de 5 anos que necessitarem da atualização da Carteira de Vacina receberão as vacinas contra a poliomielite (oral), Hepatite B, Meningo C, Pneumo 10 Valente, Tetravalente, Polio Inativa, Pentavalente, Tríplice Viral, DTP, Rotavírus, Febre Amarela e Gripe 2ª dose.
Algumas vacinas apresentam contraindicações diante de situações clínicas específicas, entretanto recomenda-se analisar criteriosamente cada caso. As vacinas de bactérias ou vírus vivos atenuados não devem ser administradas, a princípio, em indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida; acometidos por neoplasia maligna; em tratamento com corticosteróides em esquemas imunodepressores (por exemplo, doses iguais ou maiores que 2mg/kg/dia de prednisona durante duas semanas ou mais em crianças ou doses correspondentes de outros glicocorticóides e maiores ou iguais a 20 mg/dia nos adultos por mais de 14 dias) ou submetidas a outras terapêuticas imunodepressoras (quimioterapia antineoplásica, radioterapia, entre outros). (Comunicação)

Unidades em funcionamento para a vacinação

Posto de Saúde Milton Lopes
P.S. Bacuri
USF Buriti
USF Caema
USF Beira Rio
USF Nova Imperatriz
USF Santa Rita
USF São José
USF Vila Lobão
USF Vila Nova
USF Maria Aragão
USF Sanharol
USF Santa Lucia
USF Camaçari
USF Bom Jesus
USF Cafeteira
USF Lagoa Verde
USF Santa Inês
USF Boca da Mata
USF Planalto
USF Vila Vitoria
USF Pq. Amazonas
USF Pq. Ananhanguera
USF Bom Sucesso
USF Ouro Verde
USF Vila Macedo
USF Airton Senna
Vila Redenção
Hospital Regional
Zona Rural Coquelândia
Olho D'Água
Petrolina
Vila Conceição
Centro Novo