Documento tem o objetivo de tranquilizar a comunidade sobre as medidas preventivas já adotadas pela rede pública
Em nota conjunta, as equipes de saúde da Prefeitura de Imperatriz e da Unidade Gestora Regional de Saúde do Governo do Estado esclarecem informações sobre a meningite na região. Além de desmistificar as dúvidas da população, o documento tem o objetivo de tranquilizar a comunidade sobre as medidas preventivas já adotadas pela rede pública.

Confira as orientações:

NOTA TÉCNICA CONJUNTA Nº 1/2017
 
INFORMAÇÕES SOBRE POSSÍVEL SURTO DE MENINGITE EM IMPERATRIZ.
 
Em face aos acontecimentos ocorridos nas últimas semanas, inclusive informações inverídicas em redes sociais relacionados a um possível surto de meningite na cidade de Imperatriz, a Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio da Unidade Gestora Regional de Saúde de Imperatriz e a Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz, vem a público esclarecer o que se segue:
1. Não há registro de surto de meningite na cidade de Imperatriz e região.
2. Dos 03 óbitos ocorridos nos últimos 02 (dois) meses, um foi de paciente residente da cidade de Imperatriz e os demais procedentes dos municípios de Bom Jesus das Selvas e Porto Franco. Destes casos, apenas o paciente de Bom Jesus das Selvas que veio a óbito foi constatada a forma contagiosa de meningite, os outros dois, de um Imperatriz e Porto Franco foram não contagiosas.
3. Todas as medidas de proteção individual e coletiva dos familiares e dos profissionais de saúde que tiveram contato direto com os pacientes acometidos por meningite, mesmo as formas não contagiosas, foram adotadas prontamente, com base nos protocolos instituídos pela Organização Mundial de Saúde - OMS e Ministério da Saúde. Entre elas, manejo de pacientes em isolamento e com antibioticoterapia, quimioprofilaxia, reforço na segurança e proteção dos trabalhadores de saúde, educação em saúde (palestras, treinamentos e emissão de notas técnicas e informativas), nas unidades hospitalares da Rede Municipal e Estadual de Saúde de Imperatriz e por municípios da região.
4. Não há motivo para pânico na população, pois os casos suspeitos de meningite, inclusive os que evoluíram a óbitos foram isolados, de áreas distintas, sem correlação entre si e, portanto, não se configura surto.  
5. Até o momento não há justificativa para uso de vacinação em massa ou de profissionais de saúde. Recomenda-se aos pais e profissionais de saúde manterem atualizadas as vacinas de rotina do calendário nacional de vacinação, principalmente de crianças menores de 05 anos, adolescentes na faixa etária de 12 a 13 anos e pacientes imunodeprimidos.
6. Mais uma vez, queremos tranquilizar a população e reafirmamos que a unidade gestora regional de saúde de Imperatriz e a Secretaria Municipal de Saúde, seguem cumprindo suas responsabilidades em promover a saúde e prevenir as doenças na cidade de Imperatriz e Região.
 
IMPERATRIZ-MA, 01 DE NOVEMBRO DE 2017
ANTONIA IRACILDA E SILVA VIANA - GESTORA REGIONAL DE SAÚDE UGRSI/SESMA
ALAIR BATISTA FIRMIANO - SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE DE IMPERATRIZ