A coordenadora do Programa Saúde do Idoso, Cimei Simone Paixão, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), informou ontem (1º) à reportagem que o município desenvolve amplo trabalho de assistência à comunidade da terceira idade em Imperatriz. “Esse atendimento começa na atenção básica, onde os profissionais recebem os idosos, realizando um trabalho específico”, disse.
Ela destaca, ainda, a realização da Semana Municipal de Atenção à Pessoa Idosa, sendo que, paralelamente, é feito um fórum para discutir os temas relacionados ao idoso, em Imperatriz. “Nós detectamos, durante o evento, a ocorrência de vários acidentes (quedas) das pessoas idosas, bem como buscando por atendimento médico nas unidades de saúde de Imperatriz”, observou.
Cimei Paixão enfatizou que, preocupada com esse problema, a Semus, por intermédio do Programa Saúde do Idoso, resolveu promover uma ampla campanha de prevenção de quedas e fraturas na terceira idade, inclusive com a distribuição de panfletos educativos com o objetivo de promover o envelhecimento saudável e cuidando da saúde.
A cartilha aborda uma das causas mais comuns de quedas, que são as vertigens e os desequilíbrios causados por alterações de labirintite; derrame cerebral; osteoporose; perda de visão, devido a óculos incorretos ou catarata; queda de pressão arterial, quando se muda de deitado para sentado ou sentado para em pé; fraqueza por desnutrição ou anemia e, ainda, atitudes de risco, como subir em banquinhos, escadas, mesas ou cadeiras.
Além disso, o panfleto alerta que a queda em idosos pode levar à depressão, à inatividade e à dependência, pois 20% das quedas resultam em fraturas ou ferimentos importantes, onde, no Brasil, 30% dos idosos caem, ao menos, uma vez ao ano.
Medicamentos
A coordenadora do Programa Saúde do Idoso ressalta, ainda, que o município realiza a campanha “Cuidando da sua Saúde”, que tem o objetivo de orientar o idoso em relação ao uso racional de medicamentos melhorando sua qualidade de vida. “O paciente idoso deve receber o medicamento apropriado à sua necessidade clínica, na dosagem e posologia corretas, por um período de tempo adequado e ao menor custo, além de diminuir a não adesão ao tratamento”, orienta. (Comunicação)
Prevenção de quedas e fraturas
Evitar tapetes e pisos escorregadios; evitar degraus;
Manter a casa iluminada;
Evitar calçados de saltos altos; instalar corrimão nas escadas e banheiros;
Colocar um interruptor de luz próximo da cama;
Manter um banquinho no banheiro;
O idoso deve preocupar-se com atividades que estimulem a coordenação motora como dança e artesanato
Publicado em Cidade na Edição Nº 14495
Comentários