Em 2012, a Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz intensificou seu trabalho preventivo e uma das coordenadorias que recebeu mais atenção foi a do Programa de Saúde do Idoso, garantindo atenção integral à saúde da população idosa e enfatizando o envelhecimento saudável e ativo. Diversas ações foram implementadas sob a coordenação de Cimei Simone Ribeiro Paixão.
De acordo com ela, foi necessário um empenho redobrado, porque os cuidados exigem uma ação preventiva muito maior para as pessoas acima de 60 anos. “O idoso consome mais serviços de saúde, as internações hospitalares são mais frequentes e o tempo de ocupação do leito é maior do que o de outras faixas etárias sem que isto se reverta em seu benefício. Em geral, as doenças dos idosos são crônicas e múltiplas, perduram por vários anos e exigem acompanhamento médico e de equipes multidisciplinares permanentes e internações frequentes”.
A Política de Atenção Integral à Saúde do Idoso foi estabelecida pela Portaria nº 2.528, de 19 de outubro de 2006. Já em Imperatriz, o Programa de Saúde do Idoso foi implantado em agosto de 2009. De lá para cá, ele tem atuado incansavelmente para que os idosos mantenham a capacidade funcional, aumentando assim a expectativa de vida e melhorando sua qualidade de vida.
Com a campanha “Educar para prevenir”, o município buscou alcançar todos os idosos em todos os aspectos da vida humana: físico, social, psíquico e espiritual. Através das unidades básicas da saúde, o Programa de Saúde do Idoso busca atender às necessidades “in loco”, fazendo assim um diálogo com as famílias, respeitando então o direito de cada cidadão idoso.
Envelhecer com qualidade de vida
De acordo com Cimei Simone, todo o trabalho em Imperatriz foi desenvolvido para cuidar do bem estar físico objetivando a garantia do envelhecimento com qualidade de vida. “As transformações do corpo são um dos fatores que despertam preocupação, mas muitas delas podem ser evitadas com a prevenção de doenças, boa alimentação e exercícios físicos”, afirma. Com esses três pilares da vida saudável, a coordenadora garante ser possível retardar perdas naturais do processo de envelhecimento. Todo esse processo tem sido aplicado veementemente em todas as ações da Secretaria de Saúde de Imperatriz.
A prevenção de doenças também é muito importante, à medida que “o idoso tem mais tendência a desenvolver doenças como hipertensão e diabetes, então trabalhar a prevenção é importante. Por exemplo, um Acidente Vascular Cerebral (AVC) leva à piora o equilíbrio. Esse AVC pode ser consequência de uma hipertensão, que dá para se prevenir e tratar”, relata a coordenadora.
Neste universo, entre as ações de promoção à qualidade de vida aos idosos, desenvolvidas neste ano de 2012 em Imperatriz, merecem destaque a Academia da Saúde, adequando espaços públicos à promoção da atividade física e lazer, o atendimento domiciliar a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), as atividades desenvolvidas pelo NASF, o acesso aos medicamentos através do Farmácia Popular e as atividades religiosas, de entretenimento e físicas desenvolvidas pela Casa do Idoso. (Comunicação)
Comentários