Na manhã desse domingo (12), o Programa de Saúde do Homem iniciou mais uma ação educativa às 7h30, com trajeto da Praça de Fátima até a Beira-Rio, onde foram distribuídos kits aos pais que foram se exercitar e apreciar a vista do rio Tocantins. Todos receberam com alegria as mensagens de orientação para uma vida saudável, de prevenção e de promoção à saúde, ministradas pelo coordenador do Programa de Saúde do Homem, Genivaldo Carvalho Moraes.
Temas como paternidade responsável, doenças sexualmente transmissíveis, alimentação saudável, exercício físico, riscos e malefícios do alcoolismo e tabagismo, além de prevenção a violências e acidentes foram itens da programação especial em celebração ao Dia dos Pais, comemorado no dia 12 de agosto.
“De sexta-feira até domingo, o Programa Saúde do Homem visitou espaços públicos e empresas privadas. O intuito foi alertar a população masculina sobre a importância dos cuidados integrais com a saúde e sensibilizá-los a acessarem exames preventivos para detecção de doenças disponíveis nas unidades de saúde de Imperatriz”, informou o coordenador Genivaldo Moraes.
Saúde
Os pais que estiveram na Beira-Rio na manhã desse domingo aprovaram a ação do Programa de Saúde do Homem, com orientações para uma vida saudável. Para Givanci Carvalho, 49 anos, pai da pequena Maria Eduarda, de apenas seis meses, as dicas em saúde vieram em um bom momento. “Acredito que cuidando da nossa saúde, nós, pais, podemos ter mais tempo de vida para cuidar de quem amamos”, disse.
O mototaxista Gesivaldo Ramos, de 48 anos, também elogiou a intervenção da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Ele conta que tem três filhos e procura se cuidar, no entanto não é essa mesma atitude que ele vê dos amigos e colegas de trabalho. “Circulo pelo trânsito de Imperatriz o dia inteiro e vejo que ainda há muito descuido. Muitos homens exageram numa alimentação gordurosa, bebem demais, fumam e só procuram se cuidar quando já é tarde e estão doentes”, relatou.
A continuidade das ações do Programa de Saúde do Homem atinge, neste momento, um nível elevado de projeção em Imperatriz. A desmistificação da figura do homem, colocado como homem forte, por não dar tanta importância ao campo da saúde em função da formação histórica, fez com que muitos não assumissem suas fraquezas e dores. É onde está o erro, pois muitas vezes alguns sintomas aparecem e não são comunicados. Ao ser deixado de lado, pode evoluir a quadros críticos de saúde. (Comunicação)
Comentários