De acordo com a coordenação do I Fórum Ambiental, o conceito de saúde, pensado sob a perspectiva do desenvolvimento humano e do desenvolvimento sustentável, deve considerar não só a esperança de vida ao nascer, mas também o direito de viver em um planeta saudável.
O atual modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios. Se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia-a-dia. Diante desta constatação, surge a ideia do Desenvolvimento Sustentável, buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e, ainda, o fim da pobreza.
A gestão voltada para o desenvolvimento sustentável inclui processo de reflexão permanente sobre os diferentes modelos de desenvolvimento que estão sendo adotados e as direções a serem priorizadas neste terceiro milênio.
“Estudos mostram que as modificações ambientais provocadas pelas atividades antrópicas aumentam o risco de exposição a doenças e atuam negativamente na qualidade de vida da população, quer seja alterando significativamente os ambientes naturais, poluindo o meio ambiente físico, ou consumindo recursos naturais sem critérios adequados”, concluiu Ivanice Cândido. (Domingos Cezar)