Com o objetivo de informar e sensibilizar as pessoas sobre os distúrbios e transtornos causados pelo autismo, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSIJ), juntamente com pais e usuários da rede, participaram de uma mobilização realizada durante toda a manhã de ontem (02) na Praça de Fátima (centro da cidade).
As atividades desenvolvidas contemplaram distribuição de panfletos, orientações técnicas a respeito da doença, interpretação de histórias, feira de artesanatos produzidos por mães de crianças que fazem acompanhamento no CAPS/IJ, e artes circenses (malabares, perna de pau, swing e diabolô).
Para Isabela Godinho, Coordenadora da Rede de Saúde Mental do Município, a realização deste evento é "uma forma de chamar atenção da sociedade, para que haja uma maior integração dessas crianças com a comunidade e com as próprias famílias, para que elas entendam a importância do acompanhamento dessas crianças, e para que elas possam ter uma qualidade de vida melhor no meio social e escolar".
O tratamento para crianças e adolescentes autistas é oferecido em Imperatriz há cinco anos, e este é o quarto ano de comemoração do Dia Internacional de Conscientização do Autismo na cidade. A Secretária de Saúde, Conceição Madeira e o Prefeito, Madeira, estiveram presentes no evento e parabenizaram a ação destacando que é uma das preocupações do governo, proporcionar a estrutura de atendimento da Rede de saúde Mental do Município.
Ana Cláudia de Sousa, Pedagoga, tem um filho de 07 anos que é atendido pelo Centro, e afirma que é de suma importância fazer o acompanhamento. Segundo ela, depois que começou a fazer o tratamento, muita coisa mudou. "Nós sofremos muito porque não conseguíamos entender determinados comportamentos da criança e hoje já sabemos como lidar com isso. Quando você não conhece a questão dos limites, fica difícil, mas depois que passa a conhecer, aprende lidar com a situação e ao mesmo tempo, pode proporcionar ao filho uma integração com outras crianças, até porque, ele é igual as outras crianças, porém com uma limitação diferente", informa a Pedagoga.
Dando continuidade as atividades, no dia 05 de abril (sexta feira), a partir das 14h, será realizado o III Seminário sobre autismo, com o tema: "Família diante do autismo, educação e direitos", no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Na oportunidade, haverá o lançamento da cartilha "Família Diante Do Autismo: O Que Fazer?"
A palestra será ministrada por Nádia Borges de Araújo Ferreira, psicóloga especialista em Saúde Mental e Doutoranda em Ciências da Educação e Autismo; Joselma Gomes da Silva, Psicopedagoga habilitada no trabalho psicopedagógico com autismo, com base TEACCH; e Marlene Lima, Assistente Social, especializada em saúde Mental e Saúde do Adolescente. (Maria Almeida - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14668
Saúde desenvolve programação pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Com a participação dos profissionais da rede de saúde mental e crianças autistas, o evento mobilizou a comunidade que passou pela Praça de Fátima ontem pela manhã
Comentários