Imperatriz terá, após um mês de campanhas preventivas, palestras e eventos voltados para a conscientização da detecção precoce do câncer de mama, o ponto alto do ‘Outubro Rosa’: a caminhada entre as duas principais praças da cidade, com concentração na Praça Brasil e encerramento na Praça de Fátima.
O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em conjunto com Oncoradium, Ampare, Hospital São Rafael e Avon, será neste sábado (27), às 8h. A coordenação do programa Saúde da Mulher está a cargo de Graça Dantas e contará com o trabalho integrado da Atenção Básica do município.
Durante a caminhada, os participantes distribuirão material informativo como panfletos e folders para orientar as pessoas sobre a necessidade de se descobrir o câncer em tempo hábil.
A campanha ‘Outubro Rosa’ será encerrada no final do mês, com grande caminhada em Imperatriz, mobilizando toda a sociedade. Este ano, o que se espera é aumentar o número de participantes e mostrar cada vez mais a importância da prevenção.
Conscientização e preconceito
Apesar de simples, o exame usado para detectar a doença ainda é encarado com desconfiança pela maioria das mulheres. É o que afirma a coordenadora Graça Dantas. “Tem muita gente que diz que não vai ao médico porque, se procurar, acha. Se detectado a tempo, o câncer de mama tem 95% de chance de cura. Isso é muito sério”, afirmam os especialistas em oncologia.
O medo de descobrir o câncer de mama é tamanho que sobram vagas na agenda de mamografias do Sistema Único de Saúde. “Falta informação, existe medo sim do exame porque acham que vai doer. E algumas pessoas não querem estas preocupações e fogem do exame e fogem também de um tratamento adequado”, diz Graça.
Enquanto isso, o número de mulheres atingidas continua crescendo a cada ano. A estimativa é que, até o final de 2012, haja 50 mil novos casos. “Existem vários fatores de risco, um deles é a primeira menstruação antes dos 12 anos e a menopausa após os 55 anos. A carga genética também deve ser considerada”, diz a coordenadora.
É pensando em ficar fora dessas estatísticas que a lavadeira Maria Girvanir Carvalho procura o médico regularmente e faz a mamografia uma vez por ano. “Esse exame é muito importante. Ele é um pouco chato, mas a recompensa dele é grande”, afirma.
A consciência de Maria mostra que, quando o assunto é prevenção, não precisa nem ser médico para dar uma boa orientação para outras mulheres. “Vale a pena fazer o exame e aconselho todas as mulheres a fazer porque é uma coisa muito boa”, afirma.
As mulheres interessadas em fazer o exame de câncer de mama devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais perto de casa. O exame é de graça.
Neste sábado, profissionais da Semus estarão na Praça Brasil, na área central da cidade, para orientar sobre a importância do exame de mamografia. Mulheres que tenham indicação e sejam residentes no município também serão encaminhadas para a realização do exame. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14540
Comentários