Domingos Cezar
Mulheres de todas as idades lotaram completamente o auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para assistirem à solenidade de abertura da programação destinada a elas, que será desenvolvida durante toda a semana, pelo programa Política de Atenção Integrada à Saúde da Mulher – PAISM. Palestras, atividades nos postos de saúde, passeio a pé e ciclístico também fazem parte da programação prevista para encerrar no próximo dia 9 de maio.
Coordenadora do PAISM, Graça Dantas, ao abrir a programação, falou da sua satisfação de receber as convidadas e convidados, de maneira especial o prefeito Sebastião Madeira, o qual, segundo ela, tem demonstrado respeito e busca valorizar as mulheres, principalmente as servidoras do município. “Essas mulheres vitoriosas ocupam seus espaços com dignidade e responsabilidades”, disse Graça Dantas, ressaltando que “somos feministas, sim, na luta pelos nossos direitos”.
Em breves palavras, a psicóloga Lena Noleto, uma das palestrantes do evento, pediu que as mulheres usassem sua sabedoria na escolha do caminho que deve seguir. Coordenadora do programa de saúde da criança e do adolescente, Valéria Moreira, inicialmente, justificou a ausência da secretária de Saúde, Conceição Madeira, que participava de importante reunião na capital do estado. Ela fez uma saudação especial às mulheres da zona rural que estavam presentes ao evento.
A titular da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Miriam Reis, disse reconhecer o quanto o prefeito Sebastião Madeira valoriza as mulheres. Ela exemplificou os trabalhos desenvolvidos pelas secretárias Conceição Madeira (Saúde) e Conceição Formiga (Política para Mulheres) à frente dos órgãos que dirige. Conceição Formiga, por sua vez, disse que tem se esforçado para realizar um bom trabalho dirigido às mulheres. “Mas isso só vem ocorrendo porque buscamos parceria com outras secretarias”, afirma.
A vereadora Fátima Avelino afirmou estar emocionada em ver o auditório lotado de mulheres “de todas as profissões, de todas as raças, de todas as cores”. Ela também enalteceu o trabalho desenvolvido pelas secretárias de Saúde (Conceição Madeira) e de Política para Mulheres (Conceição Formiga) e ressaltou que esse trabalho é fruto da valorização que o prefeito Sebastião Madeira dispensa para as secretárias, coordenadoras e servidoras de uma forma em geral.
Por seu turno, a presidente do Sindicato das Enfermeiras do Maranhão, Ana Léia Coelho, parabenizou o prefeito Madeira pelo trabalho desenvolvido, principalmente, no que diz respeito à saúde da mulher. Ela afirmou que as mulheres devem dividir responsabilidade, mas não podem aceitar maus tratos. Benta Lopes, do Ministério da Saúde, disse que o prefeito estava de parabéns por ter formado uma equipe de mulheres competentes que o auxiliam a administrar o município.
Comentários