Os Núcleos Ampliados de Saúde da Família, NASF, tem objetivo de apoiar e consolidar a Atenção Primária, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Compostos por equipes multiprofissionais, atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família, ESF, Atenção Primária e com o Programa Academia da Saúde.
As Academias da Saúde fazem parte de uma estratégia de promoção e produção do cuidado com a saúde que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos. A Prefeitura de Imperatriz construiu, de 2017 a 2019, três polos de Academia da Saúde nos bairros União, Parque Alvorada II (Praça da Voz) e Caema. Além destas, reformou a da Beira Rio.
Além dos citados, existem também polos na Praça União e no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, com atendimento diário de 250 usuários. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 17 às 21h e contam com o auxílio de 8 educadores físicos e 1 nutricionista.
De acordo com a coordenadora do NASF e das Academias da Saúde do município, Ana Paula Cardoso, "as 5 equipes de NASF-AB, realizaram 11.993 atendimentos até o mês de outubro, entre atendimento individual (atendimentos laboratoriais), atividade coletiva (palestras, blitz realizadas nas Unidades Básicas de Saúde e escolas), procedimentos individualizados (escutas, orientações, sessão de acupuntura, práticas corporais, sessão de massoterapia dentre outros)", explica a assistente social.
Para ter acesso aos serviços basta realizar um cadastro prévio, por meio do cartão do Sistema Único de Saúde, SUS, e uma avaliação com o educador físico que o encaminhará para um nutricionista dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família, mais próximo do usuário. Apto, o candidato poderá participar das práticas corporais e atividades físicas funcionais. O programa auxilia, também, a promoção da alimentação saudável, práticas artísticas e culturais, além de realizar palestras semanais e mensais. (Kalyne Cunha-Ascom)
Objetivos do Programa Academia da Saúde
• Fortalecer a promoção da saúde como estratégia de saúde;
• Desenvolver a atenção à saúde nas linhas de cuidado, a fim de promover o cuidado integral;
• Promover práticas de educação em saúde;
• Promover ações intersetoriais com outros pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde e outros equipamentos sociais do território;
• Promover a convergência de projetos ou programas nos âmbitos da saúde, educação, cultura, assistência social, esporte e lazer;
• Ampliar a autonomia dos indivíduos sobre as escolhas de modos de vida mais saudáveis;
• Aumentar o nível de atividade física da população;
• Promover hábitos alimentares saudáveis;
• Promover mobilização comunitária com a constituição de redes sociais de apoio e ambientes de convivência e solidariedade.
Comentários