Índice de mortalidade materna reduziu graças às ações implementadas pela Prefeitura na área da saúde - Assessoria
Graças às ações implementadas pela Prefeitura na área da saúde, neste 28 de maio, Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia de Redução da Mortalidade Materna, Imperatriz apresenta uma diminuição de 25% nas mortes maternas. A data não pode ser comemorada com realização de atividades devido o distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19. 
Em levantamento feito e divulgado pelo Programa Municipal de Saúde da Mulher, é possível confirmar a redução em quatro anos de 4 para 1 morte. ”Em 2016 e 2017 foram quatro mortes cada, mas em 2018 conseguimos reduzir para três mortes e em 2019 uma morte, o que nos deixa feliz essa diminuição, mas nosso objetivo é otimizar esses índices”, disse a coordenadora, Thamisa Fialho.
O avanços em 2019 são reflexos de ações fortes da gestão municipal na política de atendimento à mulher, como o aumento em 20% na cobertura de pré-natal no município. Em 2018 foram realizados 2.857 atendimentos a gestantes e em 2019 esse número subiu para 3.521. 
“Mesmo com esse aumento considerável nos atendimentos de pré-natal, a mortalidade continuou a diminuir, mostrando assim que as constantes capacitações oferecidas aos profissionais de saúde vem surtindo um efeito positivo na qualidade da assistência a nossas gestantes”, comemorou Thamisa Fialho.
O levantamento geral do PAISM, aponta uma diminuição de 25% das mortes em 2019 em relação aos demais anos.
“A mortalidade materna é um importante indicador de saúde e reflete a qualidade da atenção à saúde da mulher. Diante disso, a Atenção Primária tem o compromisso de acolher a mulher desde o início da gravidez, reconhecer, acompanhar e tratar as principais causas de morbimortalidade materna e fetal”, destacou a coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Sormane Branco. (João Rodrigues-Ascom)