Profissionais da saúde que atuam diretamente com o atendimento pré-natal participam hoje (31), durante todo o dia, de um treinamento de capacitação e orientação no auditório da Secretaria de Governo (Segov). O evento tem início às 8h. As inscrições serão realizadas no local.
O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a coordenação do programa Saúde da Mulher. Os palestrantes são membros da organização não governamental Bem Estar Familiar (Bemfam). Além dos profissionais, também são esperados estudantes de Enfermagem.
A ideia do evento é melhorar a qualidade dos serviços prestados à população no que diz respeito ao acompanhamento pré-natal. A coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), Graça Dantas, considera este serviço como sendo de extrema importância, pois, segundo ela, com um atendimento de qualidade, evita-se o pré-natal de risco. “Se nós temos um bom pré-natal, de baixo risco, [com o acompanhamento], evitamos um pré-natal de alto risco”, explicou.
Em Imperatriz, o atendimento pré-natal, em casos que não envolvem gravidez de risco, é feito nos Postos de Saúde. Nos demais, os pacientes são encaminhados para o Hospital Regional Materno Infantil. Graça Dantas acredita que o evento de hoje pode ajudar a esclarecer a questão à sociedade. “Vamos fazer essa capacitação e orientar nossos enfermeiros e médicos para chamar as gestantes para que elas voltem para a Atenção Básica. Até porque, quando chegar a hora do parto, o Hospital Regional [Materno Infantil] recebe estas mulheres com todo carinho. Não precisam se preocupar. Fazendo o pré-natal na atenção básica, elas serão bem recebidas no Regional”, garantiu.
Atendimento - A coordenadora do PAISM aproveitou para comentar a atitude do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, em pedir aos funcionários que se empenhem cada vez mais em melhorar o atendimento. Para Graça Dantas, essa é uma questão de humanização. “Nós, que trabalhamos no SUS [Sistema Único de Saúde], trabalhamos com saúde pública, temos que humanizar, tornar o serviço o melhor possível. É preciso entender que nós [servidores] também somos seres humanos, também temos os nossos problemas, isso é normal. Mas nós temos que tentar fazer o melhor possível pelo nosso próximo”, finalizou.
O prefeito tem visitado os postos de saúde do município pedindo aos funcionários que atendam aos pacientes de maneira cada vez mais humanizada. Madeira já falou com servidores da Nova Imperatriz e do Ouro Verde. Na última segunda-feira, em entrevista a um programa de rádio, o gestor voltou a falar sobre o tema.(Comunicação)