A secretária municipal de Saúde (Semus), Conceição Madeira, autorizou a ampliação de salas de cirurgias [de quatro para sete] no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o Socorrão. Ela justifica que a meta é atender à demanda reprimida por cirurgias eletivas no maior hospital público de Imperatriz.
“Nós realizávamos aproximadamente 600 procedimentos [cirurgias de emergência e eletiva] mensalmente no hospital Socorrão, mas agora estamos realizando até mil cirurgias por mês”, ressalta a secretária de Saúde. Ela rechaça que, apesar dos vários questionamentos, o Socorrão continua atendendo normalmente pacientes dos municípios das regiões tocantina, sudoeste e sul do Maranhão; norte do Tocantins e do sul do Pará.
O coordenador do Sistema de Regulação (Sisreg), Irisnaldo Félix, ressalta que o aumento do número de cirurgias eletivas, inclusive com o incremento de novas salas para a realização de procedimentos cirúrgicos, é considerado bastante positivo, pois reduzirá consideravelmente a grande quantidade de pacientes que aguardavam para realizar cirurgias no hospital.
“O governo Madeira implantou esse sistema de regulação que conseguiu reduzir consideravelmente o número de pessoas nas filas que aguardam para marcar exames de alta complexidade ou cirurgias eletivas”, informa.
A secretária Conceição Madeira ressalta que o aumento dos procedimentos foi comunicado ao Ministério da Saúde e ao Governo do Estado através do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, quando esteve na semana passada em Imperatriz. “Ele (Ricardo) autorizou a contratação de hospitais da rede privada para a realização dos procedimentos de cirurgias eletivas com o objetivo de suprir essa grande demanda em Imperatriz”, concluiu. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14205
Saúde amplia número de cirurgias eletivas no Socorrão
A meta é atender à demanda reprimida; secretária autoriza a ampliação de salas de cirurgias no HMI
Comentários