O Kartódromo de Imperatriz foi o local escolhido pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na última sexta-feira (23) para capacitar cerca de 10 profissionais atuando dentro das exigências em nível nacional. O curso tem a duração de quatro dias e, na grade curricular, incluem-se a teoria e a prática no motociclismo. Segundo o técnico em enfermagem Francisco Reneclei Araújo, capacitado em nível nacional, “a prioridade é capacitar os servidores do Samu de Imperatriz que sejam técnicos em enfermagem, uma vez que esse é o principal pré-requisito para participar do minicurso”.
“A princípio, esse curso vem para educar, dinamizar e desenvolver nos condutores de motocicletas habilidades, agilidade, capacidade e educação no trânsito para atuar de forma segura. Mais importante do que chegar rápido, bem antes na ocorrência, para o SAMU, é fazê-lo com segurança”, afirma Reneclei Araújo.
Objetivos
A necessidade de uma resposta operacional rápida, eficaz e segura por parte do Samu vai ao encontro da necessidade cada vez mais premente no atendimento às situações de urgência e emergência.
As emergências pré-hospitalares demandam um tempo de resposta menor com a Motolância. Em diversas partes do mundo, estudos mostram a redução da morbimortalidade, tanto em casos clínicos quanto em eventos traumáticos em decorrência do atendimento pré-hospitalar.
Segundo Reneclei Araújo, “a motocicleta do tipo trilha de 250 cilindradas foi escolhida por possuir um perfil adequado para a maior parte das situações que requerem a intervenção do SAMU, sem a obrigatoriedade de desenvolver grande velocidade, pois a potência do modelo permite alcançar velocidade segura compatível com a condução ágil, o que permite a chegada da Motolância, em média, cerca de 3 a 5 minutos antes da viatura”.
Ainda de acordo com o técnico Reneclei Araújo, “com a agilidade do serviço, é possível garantir ao usuário o necessário atendimento, e esse curso veio para dinamizar, acrescentar e multiplicar a excelência do Samu em Imperatriz, uma vez que a nossa missão como socorristas é priorizar e garantir a sobrevida do nosso paciente e a diminuição das sequelas. Para isso, estamos a cada dia nos empenhando para abrilhantar e melhorar o serviço do Samu”.
Velocidade
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, desde dezembro de 2008, conta com mais um veículo na frota de intervenção em casos de urgências. A moto, a serviço do Samu 192, é pilotada por um técnico de enfermagem e tem a possibilidade de chegar mais rápido aos atendimentos de urgência em localidades onde o fluxo de trânsito é muito intenso ou em territórios de difícil acesso que as ambulâncias muitas vezes não conseguem passar com facilidade. A Motolância antecede a chegada da ambulância de suporte avançado (USA – UTI Móvel) para adiantar o atendimento e estabilizar a vítima.
As Motolâncias SAMU 192 promovem o atendimento rápido e diminuição do tempo-resposta, o que interfere muito na vida que está sendo socorrida, pois quanto mais rápido chegar o socorro à vítima, menores serão as possibilidades de óbitos e sequelas mais agravantes. Os veículos de intervenção rápida (Motolância SAMU 192) são úteis principalmente nos casos de doenças cardiovasculares, como infartos, aginas, ataques cardíacos e derrames cerebrais. Nestes casos, quanto menor o tempo do socorro menores serão as sequelas.
Comentários