Técnicos do Ministério da Saúde (MS) visitaram esta semana as avançadas e modernas instalações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Imperatriz e avaliaram como positiva a estrutura atual. Segundo o coordenador do órgão, Danylo Bílio, a visita dos representantes do MS teve o objetivo de certificar o trabalho que vem sendo desenvolvido na gestão do prefeito Sebastião Madeira e para incentivar os investimentos em melhorias no atendimento por parte da secretária de Saúde, Conceição Madeira.
Para o MS, o município de Imperatriz hoje é a referência do Maranhão, superando inclusive a capital do Estado, que ainda não conta com serviço regular de atendimento móvel de urgência. A Central de Regulação em Imperatriz foi adaptada para trabalhar 24h com seis telefonistas assistentes, um rádio operador e dois médicos regulares. O atendimento é oferecido a 33 cidades da região por meio de dez equipes, sendo sete de suporte básico, duas de suporte avançado e uma motolância.
“Imperatriz hoje é um município qualificado nessa modalidade de atendimento, avançamos bastante, e isso é fruto do empenho do prefeito Sebastião Madeira e das condições que nos foram dadas pela secretária de Saúde. Estamos dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, cumprimos todas as metas e exigências, e é por isso que somos referência no Estado”, explica Danylo, esclarecendo que o SAMU atende cerca de cinco mil chamadas por dia entre trotes e ocorrências; sendo em média 30 acidentes diários e 60 ocorrências diversas e 30 transferências de UTIs.
O coordenador explica que houve grandes avanços no atendimento, dentre eles a otimização na agilidade do deslocamento da base até o pedido de socorro. “O nosso tempo resposta de ocorrências, que era de 10 minutos, reduziu para seis e a previsão é que com os novos investimentos esse tempo seja reduzido para 4 minutos”, comemorou Danylo, informando que o município vai receber nos próximos dias mais dez veículos para atendimento móvel de urgência, sendo nove furgões e uma caminhonete 4x4 para atender à zona rural, que até então vinha sendo coberta com dificuldades.
O prefeito Sebastião Madeira comemorou mais esse resultado positivo na área da saúde e disse que recebeu a informação com muita satisfação, pois tem trabalhado de forma intensiva no sentido de melhorar esse tipo de atendimento em Imperatriz. “Fico feliz porque agora vamos ganhar mais ambulância e uma caminhonete 4x4, que vai poder atender com rapidez à zona rural”, exaltou Madeira.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14788
SAMU de Imperatriz atende mais de 30 municípios da região e se torna referência no Maranhão
Qualificado pelo Ministério da Saúde, município vai receber mais dez novas ambulâncias
Comentários