Sâmila com a mãe, Ioneide; a irmã Ramila, e o pai, empresário Marcone Marques

Raimundo Primeiro

Sâmila, jovem e inteligente, além de, provavelmente, ser uma das mais prematuras empreendedoras de Imperatriz, com visão de crescimento e de desejar continuar crescendo pessoal e profissionalmente, contribuindo sobremaneira com o processo de expansão e consolidação dos negócios da família. Assim, foram e continuam sendo as mulheres de destaques no dinâmico mundo corporativo.
Nessa sexta-feira (14), quando Sâmila Borges completou mais um ano, reafirmou, a propósito, sua disposição para com o seu processo de crescimento no âmbito do campo em que escolhera para atuar, o da administração.
Sâmila tem como uma de suas principais missões participar decisivamente dos projetos e ações nos quais se encontra envolvida. Um deles, por exemplo, é o Conselho de Jovens Empresários (Conjove) da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e o plano de efetivação das metas estabelecidas pela empresa de sua família – a Tok Bolsas, fundada pelos pais, Manoel Marcone Marques e Ioneide Borges da Silva Marques.
Buscando aperfeiçoamento, Sâmila leva em consideração a máxima de que “o aprimoramento nasce na certeza da vitória”. Portanto, não parou. Foi atrás dos objetivos e, aos poucos, degrau por degrau, vem conquistando cada um deles. Os esforços permanecem.
No campo do conhecimento/educação, o aprimoramento aconteceu por meio do Curso de Administração, aprendendo e colocando em prática atividades consideradas preponderantes. Apesar das barreiras surgidas ao longo da sua caminhada, Sâmila, seguindo os passos do pai, Marcone, foi adiante, não se deixou esmorecer, sempre acreditando em seus projetos, mas, sobretudo, no apoio da família.
A história de sucesso da Tok Bolsas não se restringe mais aos limites de Imperatriz. Com tão pouco tempo de existência, o êxito dos negócios capitaneados pelo empresário Marcone Marques, como é mais conhecido, incontestavelmente, é fruto do empenho e, sobretudo, do envolvimento dos filhos.
Os passos dos “construtores” dos negócios têm sido seguindo à risca pelos filhos, com a Sâmila sendo exemplo cabal de tal afirmativa, valorizando o sonho e a luta incessante do pai, cearense de Morrinhos, que, na Imperatriz do Maranhão, conseguiu montar uma sólida empresa, constituindo-se numa forte referência na área do empreendedorismo na maior cidade do interior do Estado.
O arrojo e a juventude de Sâmila continuam sendo decisivos no que concerne ao futuro dos negócios da família. Em conjunto, ela, com os demais membros da família, planeja, segue, vai atrás, persiste.  Enfim, decide. Desta forma, a jovem empresária valoriza o pensamento de Peter Drucker, o guru de administração do século XX, quando ele ressalta que “o conhecimento era um bem privado, associado ao saber. Agora, é um bem público ligado ao verbo fazer”.
Sâmila entrou em nova idade, jovem ainda, porém com uma visão ampla do que irá fazer. Os desafios a esperam.