Domingos Cezar
O advogado, escritor e historiador Sálvio Dino revelou a seus confrades e confreiras, na reunião da última quinta-feira (6), na Academia Imperatrizense de Letras – AIL, sua intenção de resgatar em livro a passagem da Coluna Prestes pelo Maranhão. Ele solicitou apoio dos colegas para esse audacioso projeto que servirá como objeto de pesquisa aos estudantes de todos os níveis.
Para o escritor, Luís Carlos Prestes não foi apenas um comunista, mas um revolucionário que marcou a história do Brasil e do Maranhão, quando cruzou o país com sua coluna de seguidores entrando no Maranhão pela cidade de Carolina, onde foi recebido efusivamente pelo povo daquela cidade. De Carolina a coluna seguiu para Grajaú e depois Colinas, antes de chegar ao estado do Piauí.
De acordo com Sálvio Dino, há 90 anos aconteceu esse feito histórico, razão porque merece ser comemorado. Ele pretende ministrar palestras sobre esse feito nas três cidades maranhenses por onde passou a coluna e, para tanto, vem mantendo contato com prefeitos e secretários de cultura dos três municípios para agendá-las. “Não podemos esquecer a importância da Coluna Prestes para a história do Brasil”, diz Sálvio.
Sálvio Dino lembra, ainda, que outra motivação para esse resgate histórico diz respeito à eleição do primeiro governador dos quadros do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Flávio Dino, justamente no estado do Maranhão. “A eleição e posse do comunista Flávio Dino no governo do Maranhão nos motiva a resgatar esse feito histórico de Luís Carlos Prestes, um visionário que sonhava com um país de igualdade social”, observa o escritor.
O historiador Sálvio Dino já fez resgate em algumas de suas valiosas obras dos escritores Parsondas de Carvalho, sua irmã Carlota de Carvalho, da guerra dos Leda, em Grajaú, da histórica indefinição da fronteira do Maranhão com o Pará, entre outras. O intelectual é membro da Academia Imperatrizense de Letras – AIL, da Academia Grajauense de Letras – AGL, da Academia Maranhense de Letras – AML e da Academia Maranhense de Letras Jurídicas – AMLJ.
SALIMP – Sálvio Dino aproveitou para comunicar a seus pares que em contato com o deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB) este teria demonstrado interesse em visitar a Academia Imperatrizense de Letras. Disse ter solicitado que este intermediasse junto ao governador Flávio Dino apoio à realização do XIII Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP com a implantação do kit livros para que servidores estaduais pudessem adquirir livros com esse benefício quando da realização do Salão do Livro, previsto para o mês de outubro.
Comentários