Domingos Cezar
A partir desta sexta-feira (3), Imperatriz volta a ser a capital maranhense da literatura com a abertura do 12º Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP, cujo evento se estenderá até o dia 12 de outubro. A abertura dos portões do Centro de Convenções acontece às 10h00, mas a abertura oficial está prevista para as 19h00 com as presenças de escritores, autoridades e convidados.
O evento é uma iniciativa da Academia Imperatrizense de Letras – AIL contando com o patrocínio do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de Imperatriz, de empresas e entidades que se propõe a colaborar com essa feira de livros, que trás a esta cidade anualmente, livreiros de todo o país representando dezenas de editoras nacionais e estrangeiras, palestrantes e artistas.
Este ano, conforme informa a presidenta da AIL, Edna Ventura, o SALIMP vai homenagear o poeta paraibano, mas radicado há muito anos no Maranhão, o poeta José Chagas. Ele morreu em maio do ano passado, e por ser membro da Academia Maranhense de Letras – AML e amigo da Academia Imperatrizense de Letras, os membros decidiram, por unanimidade, homenageá-lo.
O 12º. SALIMP trás como tema central o Rio Tocantins fazendo uma abordagem da importância cultural que o majestoso Tocantins tem para com a cidade de Imperatriz, desde sua fundação, uma vez que Frei Manoel Procópio, o fundador, subiu o rio desde Belém (PA) até próximo a foz do riacho Cacau e fundou Imperatriz.
O tema será motivo de debate, através de uma mesa redonda coordenada pelos acadêmicos Agostinho Noleto, Trajano Neto e Domingos Cezar, com a assessoria da educadora Rejane Kravetz. Durante os dez dias acontecerão ainda, oficinas de culturas diversas, palestras, exibição de filmes e os shows que se realizarão diariamente, a partir das 20h30 na Arena Multicultural, sob o comando do acadêmico Zeca Tocantins.
Na madrugada desta sexta-feira (3), operários concluíram o trabalho de instalação de todos os estandes dos livreiros, editoras, das entidades, órgãos públicos, e mais uma vez o SALIMP receberá a editora do Senado Federal. A coordenação do evento acredita que este ano o evento receberá um público superior a 120 mil pessoas e lembra que a entrada é franca.
A presidenta Edna Ventura informou que várias autoridades de todo o estado do Maranhão foram convidadas, a exemplo da secretária de Estado de Cultura, Olga Simões, de intelectuais de academias co-irmãs, das autoridades do município, a exemplo do prefeito Sebastião Madeira, que já confirmou presença na solenidade de abertura prevista para iniciar, impreterivelmente, às 19h30.
Comentários