Domingos Cezar
A Academia Imperatrizense de Letras (AIL) recebe, nesta sexta-feira (2), o título consagrando o SALIMP - Salão do Livro de Imperatriz, como Patrimônio Cultural e Imaterial do Maranhão. Projeto de autoria do deputado estadual Marco Aurélio Azevedo foi aprovado semana passada por unanimidade na Assembleia Legislativa do Estado.
Com a presença dos acadêmicos, durante a solenidade de reinauguração da Praça da Bíblia, o presidente da AIL, Raimundo Trajano Neto,. receberá das mãos do governador Flávio Dino e do deputado Marco Aurélio esse importante título. O SALIMP é realizado anualmente pela Academia e este ano chega a sua décima sexta edição.
Histórico
O Salão do Livro de Imperatriz começou timidamente há 15 anos, por iniciativa do acadêmico Zeca Tocantins, com um reduzido número de estantes dos livreiros, na Praça da Cultura. As palestras e oficinas eram realizadas no auditório Vito Milesi, na sede da Academia Imperatrizense de Letras, na Praça da Cultura.
Crescendo a cada ano, houve a necessidade de mudar o evento literário para o Centro de Convenções de Imperatriz. Sete anos após sua criação, a então Semana Imperatrizense de Literatura - Feira do Livro, por iniciativa do acadêmico Adalberto Franklin, entrou no circuito nacional da RPS Eventos, transformando-se no Salão do Livro de Imperatriz - SALIMP.
Desde então, o SALIMP passou a agregar várias oficinas, palestras, shows musicais, gincana escolar, soletrando e por último o Festival de Música de Imperatriz - FMI. Pelo SALIMP passaram cantores como Gabriel Pensador, Zé Geraldo, Chico Cesar e palestrantes como Ariano Suassuna, Domingos Meireles, Caco Barcelos, entre outros.
Homenagens
Na tarde dessa quinta-feira (1º), na reunião da Academia Imperatrizense de Letras, o acadêmico Sálvio Dino fez singela homenagem ao acadêmico Arnaldo Monteiro, que faleceu no dia 25 de janeiro, e nião contou com as presenças de familiares de Arnaldo Monteiro, respeitado professor de Língua Portuguesa.
Nesta sexta-feira, às 19h00, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima acontece a celebração da missa de um ano de falecimento do acadêmico Adalberto Franklin, respeitado jornalista, editor e historiador. A missa será celebrada pelo Padre Francisco Lima, pároco de Fátima e membro da Academia Imperatrizense de Letras.
Comentários