Domingos Cezar
A 16ª edição do Salão do Livro de Imperatriz - SALIMP chega nesta quinta-feira (4) em seu oitavo dia de funcionamento e tem atraído milhares de pessoas ao Centro de Convenções de Imperatriz. Todos os dias caravanas de vários municípios maranhenses e da região do Bico do Papagaio (TO) chegam à cidade para visitar o SALIMP.
Na manhã de quarta-feira (3), somente de Açailândia dois ônibus desembarcaram com alunos do IFMA. A estudante Jéssica de Oliveira Menezes, 17, uma das integrantes da caravana adquiriu vários livros. "Aproveitei a oportunidade, pois encontrei bons livros a preços acessíveis, além do mais está muito divertido", afirmou a estudante.
Na programação de quarta-feira, do Café Literário, destaque para a palestra "Corrupção: o que temos a ver com isso?", do promotor Alenilton Santos Júnior; a palestra "Prevenção contra o uso das drogas", ministrada pelo prefeito Assis Ramos e a palestra "História da escrita", dos acadêmicos Agostinho Noleto, Francisco Lima e Maria Helena Ventura.
A Arena Multicultural foi movimentada com o IV Soletrando no SALIMP, pela manhã, e à tarde com a Gincana Cultural. A programação artística noturna começou com a apresentação da peça teatral "Quem vê celular não vê coração", do Projeto Ato, culminando com o show da banda imperatrizense Melquíades Dissonantes.
Na programação desta quinta-feira (4) do Café Literário, destaque para o sarau do SESI, que inicia às 9h; às 14h a palestra "Abuso sexual: proteja-se", que será ministrada pela psicóloga Ana Meira dos Santos, da Vara da Infância e Juventude, e às 16h a palestra "Alimentação segundo a leitura das crianças", com Janaína Dallo.
Na Arena Multicultural, durante toda a manhã, a continuidade do IV Concurso Soletrando no SALIMP; no período da tarde, a apresentação do grupo Africânder, da E.M. Frei Manoel Procópio e apresentação musical dos alunos da Escola Marly Sarney. Na programação artística, a 1ª eliminatória do X Festival de Música e show com Nosly Júnior.
A coordenação do maior evento literário do Maranhão considera como positiva a participação popular que cresce a cada dia. "Queremos agradecer o apoio da imprensa que diariamente cobre jornalisticamente o SALIMP, bem como patrocinadores e apoiadores, que nos ajudam a realizar esse grande evento literário", afirma Trajano Neto, presidente da Academia Imperatrizense de Letras - AIL, realizadora do evento.
O 16º SALIMP conta com o patrocínio do Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura de Imperatriz, Grupo Mateus, Porto do Itaqui, Cortez Editora, Paulinas, Ceuma e Suzano Papel e Celulose. Como apoiadores: HOTBEL, Franco Engenharia, ACII, RPS Eventos, Júpiter, Fundação Rio Tocantins, Canal Grupo, Laboratório Modelo, ANL, INLSC e UFMA.
Comentários