Domingos Cezar
Autoridades, professores, estudantes e comunidade em geral prestigiaram na noite desta sexta-feira (4) a abertura oficial do 17º Salão do Livro de Imperatriz - SALIMP, que este ano trás como tema "Vultos Literários do Sertão Maranhense". O evento prossegue ate o dia 13 de outubro, no Centro de Convenções de Imperatriz.
O diretor da RPS Eventos, empresa paulistana que organiza o Salão do Livro em todo Brasil, Robério Silva informou que o SALIMP deste ano trás uma bagagem de 30 estandes de livros de diversos gêneros, trezentas editoras, tem uma previsão de receber mais de 130 mil visitantes e vendas de livros em torno de 2 ou 3 milhões de reais.
Robério Silva afirmou ainda, que o SALIMP tem este ano à disposição do público 35 mil títulos de todos os gêneros literários, "além disso, oferece durante os dez dias de sua realização 300 empregos diretos". O SALIMP movimenta economicamente a rede hoteleira da cidade, os serviços de transportes, entre outros.
Marcaram presenças à abertura do maior evento literário do Maranhão, entre outras autoridades, o prefeito Assis Ramos, o secretário de Estado Extraordinária da Região Tocantina, Pastor Luiz Carlos Porto, que representou o governador Flávio Dino e o presidente da AGEMSUL, Frederico Ângelo, principais apoiadores do 17º SALIMP.
Programação - Após a abertura solene, aconteceu na Arena Multicultural os shows de Marcos Lucena e Zeca Tocantins e Júnior Shubert. Às 14h deste sábado, os portões do Centro de Convenções se abre ao público com o projeto "Brasil de todas as nações Kids", seguida da apresentação teatral com alunos do C.E Urbano Rocha.
Às 19h30 a palestra "Cuide de seus pais antes que seja tarde", com o jornalista e Mestre em Literatura Brasileira, Fabrício Carpinejar. Às 21h00, na Arena Multicultural do SALIMP acontece o esperado show "Milhões de Uns", com Joãozinho Ribeiro e banda, com participação especial dos cantores Zeca Tocantins e Lena Garcia.
No domingo (6) a programação tem início às 14h com o Cine Salimp apresentando o longa metragem "Auto da Compadecida", seguida de apresentação de dança clássica, com a Escola de Ballet Caroline Almeida. Em seguida a primeira eliminatória do Festival de Interpretação Curumim e show com o Grupo de Samba 3+1s.
Comentários