O Sebrae no Maranhão vai realizar, em Imperatriz, solenidade para lançar o II Salão de Turismo da Rota das Emoções, nesta quarta-feira, dia 23 de abril, às 19h, no Auditório do Centro de Convenções. O II Salão de Turismo da Rota das Emoções, marcado para os dias 28, 29 e 30 de agosto, em Barreirinhas, envolve os Sebrae no Maranhão, Piauí e Ceará, além dos parceiros institucionais e empreendedores locais, com o objetivo de consolidar ainda mais o roteiro integrado Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara.
O Salão busca ainda ser um evento anual de mobilização, integração, promoção e comercialização dos produtos e serviços turísticos do destino, envolvendo 14 municípios dos três estados. Durante o evento, os empresários da Rota vão ter, ainda, um momento importante para discutir o turismo regional e estratégias para projetar o destino tanto no Brasil quanto no exterior.
Para a realização do evento, será montada uma superestrutura na Beira Rio da cidade de Barreirinhas, com espaços voltados para diferentes atividades, tais como Mostra do Turismo dos municípios (estandes das agências, meios de hospedagem, vivências, etc.); capacitações, rodadas de negócios; integração do destino com a comunidade local; integração do destino a cada município e Oficina Diálogo entre a Mídia e a Rota das Emoções.
O II Salão de Turismo da Rota das Emoções será lançado em todas os municípios que sediam Unidades Regionais do Sebrae no Maranhão e em alguns municípios dos estados do Piauí, Ceará, Tocantins e Pará, na busca por operadores de turismo interessados em contrair negócios na região da Rota.
Caso de Sucesso
A Rota das Emoções foi instituída na primeira edição do projeto “Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização Turística”, implantado em 2005 pelo Sebrae e Ministério do Turismo. No período de 2006 a 2008, o Sebrae atuou na instalação da governança regional, formatação de novos produtos, melhoria na qualidade das estruturas e serviços, articulação produtiva entre os elos da comercialização do produto turístico, promoção dos destinos integrados e realização de pesquisas no mercado-alvo.
Em 2009, a rota foi premiada pelo Ministério do Turismo como o Melhor Roteiro do Brasil e até 2011, o Sebrae desenvolveu o projeto “Rota das Emoções e sua Competitividade no Mercado”, com o objetivo de aprimorar as ações de mercado nacional e internacional do destino, iniciando uma metodologia integrada com a Embratur.
Todo o esforço do Sebrae, dos parceiros institucionais e dos empreendedores envolvidos buscou o desenvolvimento do setor turístico de forma sustentável, intensificando a rede de cooperação, as parcerias, o associativismo e o fortalecimento da classe empresarial. O Sebrae, novamente, demonstrou sua aposta no destino, investindo em mais um projeto, o Rota das Emoções e seus novos Desafios, com vigência até 2015, tendo como objetivo maior a consolidação das ações já executadas nos projetos anteriores e o fortalecimento das ações de mercado, tornando o destino cada vez mais atrativo para os turistas e mais rentável para os empreendedores envolvidos.
A Rota no Maranhão
Participantes do projeto
132 empreendimentos (18% do público total do projeto)
Meta até 2015
277 empreendimentos (48% já alcançados)
Formalização
71% dos empreendimentos dentro do projeto estão
formalizados
Categoria
14% Microempreendedores Individuais;
72% Microempresas;
3% Empresas de Pequeno Porte;
2% Empresas de Médio Porte;
3% Empresas de Grande Porte;
6% Associação/Cooperativa;
Geração de Empregos
958 empregos direto
Publicado em Cidade na Edição Nº 14985
Salão de Turismo da Rota das Emoções será apresentado em Imperatriz
Salão acontece em agosto na cidade de Barreirinhas, buscando divulgar o destino turístico que une os estados do Maranhão, Piauí e Ceará
Comentários