Sobre a greve nos serviços bancários, que teve início nessa terça-feira, dia 30 de setembro, a Cemar traz algumas orientações que vão ajudar os clientes a realizar o pagamento das suas contas de energia.
Atualmente, a Cemar disponibiliza ao cliente oito formas de pagamento, sendo que, em 5 delas, o cliente não tem necessidade de ir aos bancos. Elas são: Correspondente Bancário, Débito Automático, Autoatendimento, Internet Banking e Cartão de Débito.
· Correspondente Bancário – É uma instituição que entre suas atividades atua também como agente intermediário entre os bancos e instituições financeiras autorizadas a operarem pelo Banco Central e seus clientes finais. As casas lotéricas recebem até R$ 2.000,00 (dois mil reais), Banco Postal recebe até R$ 500,00 (quinhentos reais) e Bradesco Expresso recebe contas até o valor de R$ 900,00 (novecentos reais).
Os correspondentes bancários que recebem o pagamento das contas de energia são:
· Débito Automático - A Cemar proporciona aos seus clientes a facilidade e comodidade para pagamento da fatura de energia elétrica também por meio de débito automático. Quem já é optante desta forma de pagamento recebe a conta antes do seu vencimento e fica sabendo qual o valor e o dia em que o Banco irá debitar a fatura de energia elétrica na conta corrente. Além disso, o cliente também pode checar seu consumo e esclarecer dúvidas. A inclusão é feita através da sua agência bancária, autoatendimento ou via internet. A conta de energia da Cemar pode ser paga em débito automático nos Bancos: Bradesco, Banco do Brasil (inclusão disponível apenas na agência), CAIXA (inclusão disponível apenas na agência), Santander, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste, HSBC e ITAU.
· Autoatendimento – Nos terminais de autoatendimento (caixa eletrônico), o cliente pode efetuar o pagamento por meio do código de barras ou número de série. A conta de energia da Cemar pode ser paga nos terminais de autoatendimento dos bancos Bradesco, Banco do Brasil, CAIXA, Santander, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste.
· Internet Banking - O serviço de Internet Banking dos Bancos permite que o cliente possa ter acesso às contas bancárias sem que, para isso, tenha de se deslocar à agência. Desta forma, pode efetuar o pagamento da conta de energia por meio do computador. A conta de energia da Cemar pode ser paga pelo Internet Banking dos Bancos Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste.
· Cartão de Débito – Outra opção de pagamento de contas de energia é o débito à vista no cartão do banco. Atualmente, somente a Agência de Atendimento do Cohafuma (Avenida Luiz Eduardo Magalhães), em São Luís, recebe este tipo de pagamento.
Para as contas de energia com valores acima de R$ 2.000,00 (dois mil reais), as alternativas sugeridas são os pagamentos feitos por meio do Internet Banking e autoatendimento, com a ressalva para o limite de valores que variam sempre de acordo com a conta corrente e perfil do cliente definido pelo banco.
Se, mesmo com as orientações acima, o cliente ainda tiver dúvidas quanto à forma de pagamento da conta de energia, basta ligar para a Central 116 ou ir a uma das 222 Agências de Atendimento da CEMAR em todo o Estado para ter mais informações. 
(Assessoria de Imprensa da Cemar)