Ônibus durante processo de vistoria na Setran

Hemerson Pinto

Cobrada na última terça-feira por vereadores da Câmara de Imperatriz, a vistoria que libera o funcionamento dos novos veículos incorporados à empresa Viação Branca do Leste acontece desde ontem. Os ônibus com placas do município de Mauá, estado de São Paulo, foram levados ao pátio da Secretaria de Trânsito, na Avenida Babaçulândia, onde foram vistoriados por agentes e técnicos da Setran.
O secretário de Trânsito, José de Ribamar, justificou a demora no processo que autoriza os carros a operarem no transporte público de passageiros. “Tivemos todo o cuidado para não atender essa solicitação sem estar munidos de toda a documentação necessária, tanto dos veículos quanto da relação das duas empresas. O prefeito autorizou e estamos executando a vistoria em toda a frota. Vistoriando, vamos observar se têm problemas e, se tiver, não autorizamos. Mas até agora estão passando na vistoria”, disse o secretário.
Segundo informações da empresa, um total de 84 ônibus passará pela vistoria, que deverá ser encerrada nesta quinta-feira. A equipe da Setran checa a presença de equipamentos obrigatórios, condições estruturais e parte elétrica. “Vamos fazer a autorização precária para eles (VBL) fazerem o serviço. Após vencer essa autorização, será feita outra vistoria e, de acordo com as decisões que venham acontecer no processo que está correndo na justiça, podemos fazer outra vistoria a longo prazo”, reforça José Ribamar.
Na sessão de terça-feira, na Câmara Municipal, o vereador Pimentel comentou a demora na liberação dos ônibus para prestarem serviço à população. Ontem o vereador foi até a Setran e acompanhou parte dos trabalhos. “A comunidade cobra e viemos conferir essa vistoria de perto. O que as pessoas querem saber é se tem ônibus bons nas ruas, com condições de rodar”, declarou.
Ainda no início da manhã de ontem, funcionários da VBL se reuniram na sede da empresa com a direção. Durante a conversa, as partes discutiram questões contratuais. Os ônibus vistoriados devem começar a circular nesta quinta.