Comércio de Imperatriz funciona amanhã até as 18h

Raimundo Primeiro

Sábado, dia 30, antevéspera de Ano Novo, as lojas do centro comercial de Imperatriz funcionarão em horário especial. A informação foi passada a O PROGRESSO na tarde dessa quinta-feira (28) pelo empresário Manoel Marcone Marques, diretor para Assuntos do Calçadão da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII). No domingo (31), o comércio local não funcionará.
Na data (sábado), os estabelecimentos comerciais da região funcionarão das 8h às 18h, visando atender ao consumidor de "última hora", a pessoa que não comprou com antecedência o presente para as comemorações da virada do ano, em 31 de dezembro.
Marcone destaca que as vendas registradas até o dia 24 superaram as expectativas, fazendo com que o Natal de 2017 fosse o melhor dos últimos quatro anos para os lojistas de Imperatriz. De acordo com ele, em alguns setores, as vendas registraram aumento de 22%. "Realmente, foi um período bom, estamos trabalhando agora em ações estratégicas para as vendas de fim de ano", complementou o líder lojista.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz, realizadora da Campanha "Natal Premiado", Francisco da Silva Almeida, reafirma que os sinais de melhora da economia brasileira possibilitaram crescimento significativo do setor varejista ao longo dos últimos dias.
Na cidade, a principal estratégia é a Campanha "Natal Premiado CDL", criada com a finalidade de estimular as vendas e desenvolvida há 17 anos. Os sorteios serão realizados na noite de 5 de janeiro, sexta-feira, na Praça de Fátima (Centro).
Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram que a retomada da economia teve seus primeiros reflexos na confiança dos consumidores e aumento do consumo.
As consultas para vendas a prazo na semana anterior ao Natal (entre 18 a 24 de dezembro), a data comemorativa mais lucrativa para o varejo no ano, aumentaram 4,72% na comparação com 2016. Trata-se do primeiro ano de crescimento após três anos consecutivos de retração e a data comemorativa de 2017 com aumento mais expressivo: Páscoa (+0,93%), Dia das Mães (-5m50%), Dia dos Namorados (-9,61%), Dia dos Pais (-2,18%), Dia das Crianças (+3,00%).
Segundo o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro, o resultado é consequência da melhora da conjuntura e da proximidade do fim da crise econômica. "O acesso ao crédito mais difícil e os juros elevados ainda limitam o poder de compras dos brasileiros, mas com a economia dando sinais de retomada, os consumidores foram às compras de forma menos tímida que nos últimos anos e também nas outras datas comemorativas de 2017", afirma. Porém, o presidente alerta que, embora o crescimento deste ano pareça forte, ainda está longe dos resultados dos anos anteriores à crise econômica.
Nos últimos anos, os resultados de vendas a prazo no Natal foram: -1,46% (2016), -15,84% (2015) e -0,7% (2014).
Neste ano, segundo um levantamento do SPC Brasil, o gasto médio do brasileiro com o total de presentes de Natal girou em torno de R$ 461. (Com informações do SPC Brasil/CNDL)