Rua Euclides da Cunha passará a ser mão única

Geovana Carvalho

“Essa rua é um perigo. Todo horário é perigoso, mas às 7 da manhã, hora que o pessoal tá saindo pro trabalho, e 6h da tarde, quando tão voltando, o perigo é maior. O fluxo de gente e de carro é muito grande. Tem muito bairro, todo mundo passa por aqui. A rua é muito estreita...”. Esse comentário relativo ao conturbado trânsito da rua Euclides da Cunha, no bairro Vila Nova, foi feito pelo mototaxista Humberto Pereira Carvalho.
O relato do mototaxista ilustra a situação da principal rua da Vila Nova. Trânsito intenso, muitos pedestres - atravessando de um lado para o outro, em meio aos carros -, ciclistas disputando espaço com carros, ônibus e motocicletas.
A Euclides da Cunha é a principal via de acesso para os dezesseis bairros que formam a região conhecida por grande Vila Nova. A via de mão dupla é estreita e tem pouca sinalização.
De acordo com o secretário municipal de Trânsito, Cabo J. Ribamar, a referida secretaria planeja sinalizar e organizar as principais vias dos bairros da cidade. E entre eles está a Vila Nova.
O secretário explica que, após trabalho de infraestrutura, será executado projeto para modificar o sentido das ruas Euclides da Cunha, Dom Marcelino e Bandeirantes, que passarão a ser vias de mão única. Também deverão ser disciplinados estacionamentos e sinalização (vertical e horizontal). As modificações deverão ser concluídas até dezembro.
Conforme o portal oficial do Detran-MA, Imperatriz tem a segunda maior frota do estado. São 35.579 motocicletas e 24.729 carros. Além disso, existe ainda a frota flutuante – veículos de outros municípios que todos os dias circulam nas ruas de Imperatriz. Cabo J. Ribamar enfatizou que o disciplinamento do trânsito é uma das alternativas para diminuir o número de acidentes no centro da cidade.
Com o objetivo de desafogar o trânsito, a partir do próximo dia 03, será dada continuidade ao projeto de mudança de sentindo em algumas ruas. As ruas Gonçalves Dias, Sousa Lima e Brasil serão as primeiras a terem seus sentidos alterados. Em relação à Avenida Beira-Rio, o horário destinado à prática de atividades físicas será das 16h às 22h, de segunda a sexta.