Tênis de mesa, vôlei, futebol e churrasco. Esses foram alguns dos atrativos da festa de inauguração da rua Sousa Lima, realizada na manhã de ontem (24). Todo o trecho da via compreendido entre a rua Floriano Peixoto e a Bernardo Sayão foi asfaltado, além de ganhar sarjeta, meio-fio, drenagem, sinalização e iluminação. A festa foi animada pela Banda Municipal.
Estavam presentes ao evento o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; os vereadores Rildo Amaral, Alberto Sousa e Raimundo Roma; e os secretários de Infraestrutura, Roberto Alencar; de Trânsito, José de Ribamar Alves, o Jota Ribamar; de Agricultura, José Fernandes Dantas; de Educação, Zesiel Ribeiro; de Meio Ambiente, Enéas Rocha; o chefe da Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto; e o assessor de comunicação do município, Elson Araújo.
A obra foi iniciada no último mês de agosto. Segundo o prefeito Sebastião Madeira, a obra foi feita a partir de um recurso destinado pela então senadora Roseana Sarney para a realização de obras no bairro Bacuri. Enquanto esteve na conta do município, este dinheiro gerou juros que, agora, foram aplicados na rua Sousa Lima.
O prefeito aproveitou para garantir mais sete quilômetros de asfalto para o bairro, o suficiente para deixar toda a Nova Imperatriz asfaltada. “Estes sete quilômetros deixam a Nova Imperatriz toda asfaltada. Essa obra será resultado de um convênio realizado com o Governo do Estado. A governadora [Roseana Sarney] já autorizou a fazer [este convênio] com Imperatriz”, explicou Sebastião Madeira.
Segundo Madeira, o objetivo é fazer obras com qualidade, ainda que, para tanto, seja necessário reduzir o número de obras. “Eu tomei a decisão de só fazer bem feito. Mesmo que façamos pouco, mas é bem feito, porque quem vier depois não vai precisar refazer, como eu precisei refazer tudo que eu achei. A Sousa Lima ganha meio-fio, iluminação, sinalização, drenagem e sarjeta. Tudo de excelente qualidade. Esperamos que daqui a vinte anos ela ainda esteja assim, perfeita, do jeito que foi feita”, garantiu o prefeito.
Trânsito
O secretário de Trânsito de Imperatriz, José de Ribamar Alves, o Cabo Jota Ribamar, enfatizou a importância da obra para contribuir com a organização do fluxo de veículos da cidade. “É mais um corredor [de trânsito] que estamos entregando para a sociedade imperatrizense. Essa descentralização do trânsito tem contribuído de forma significativa para o procedimento de mudança e melhora da estrutura de segurança. O trânsito de Imperatriz está melhorando muito, graças a essa organização do trânsito”, argumentou o secretário.
Esse trabalho desenvolvido de descentralização do trânsito também foi o destaque da fala do secretário de Infraestrutura, Roberto Alencar. Ele aproveitou para fazer o histórico de várias outras obras, já concluídas, que tinham a mesma finalidade. “Nós estamos, principalmente, trabalhando nos grande corredores. Esse aqui [rua Sousa Lima] é um corredor. Nós já fizemos, no passado, a rua Santa Teresa, a rua Tamandaré. Estamos asfaltando a [avenida] Liberdade, a rua Rui Barbosa. Já asfaltamos a Dom Marcelino. Vamos começar a asfaltar a rua Hermas da Fonseca e a rua da Assembleia. Enfim, nós vamos fazer os principais corredores de trânsito de Imperatriz, porque a cidade está se tornando uma metrópole e a quantidade de veículos está aumentando”, explicou Alencar.
A moradora Vanice Bravim preferiu destacar outras vantagens da obra. Segundo ela, a principal melhoria é o fim da água invadido as suas casas no inverno. “Era uma obra que nós já precisávamos havia muito tempo. Passaram vários prefeitos e nenhum tinha feito. Graça a Deus, o Madeira veio e fez. Nós estamos muito felizes, a comunidade toda. Agora não teremos mais problema de ficar água empossada e entrando em casa, já que a rua foi drenada”, disse.
A obra da rua Sousa Lima era aguardada pela população havia cerca de trinta anos e é mais um dos problemas históricos do município de Imperatriz resolvido pela atual gestão. Também podem ser incluídas neste grupo a recuperação das vias do Santo Amaro, as pontes das ruas Coronel Manoel Bandeira e Godofredo Viana e o poço do povoado Olho d’Água dos Martins, entre outros. (Comunicação)
Comentários