Por Raimundo Primeiro
Companheiros, companheiras, rotarianos e rotarianas!
No dia dedicado ao voluntariado, quarta-feira, 28 de agosto, fez-se necessário trazer à tona a marcante frase do fundador da nossa instituição, o norte-americano Paul Harris: "O Rotary é uma força de união em um mundo onde prevalecem forças de desintegração". Coincidentemente, estivemos reunidos, especialmente, num encontro de amigos, nos confraternizando. Noite Festival no Rotary Club Imperatriz.
Voluntariado, é pensar no próximo, agir com consciência e, principalmente, pensando no futuro das próximas gerações, ajudando na construção de um mundo melhor para todos, em todos os sentidos. Aspiramos por um planeta sem fome, sem guerras e, sobretudo, de harmonia entre os povos, nas mais remotas regiões. Nos recantos mais íngremes, pois todos nós somos filhos de Deus, o Criador do Universo, a sua imagem e semelhança.
Sempre é oportuno frisar que "a Missão do Rotary International é servir ao próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, paz e compreensão mundial, por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários".
Lembro que respeito, gentileza, tolerância, delicadeza e amor ao próximo são coisas que nunca saem de moda, que continuam cada vez mais fazendo parte da missão de existir do Rotary, aqui e em quaisquer lugares. A integração é uma de nossas grandes metas. A menor ação é melhor do que a maior intenção. Também é preciso haver tolerância. Saber ouvir é tão importante quanto saber falar.
Para os rotarianos, muitas coisas são tangíveis. Os rotarianos acreditam e lutam por um mundo melhor, sem poliomielite, a paralisia infantil e sem analfabetismo, com as pessoas falando e trocando ideias mutuamente em todos os lugares do mundo. O nosso Rotary atua por isso e, obviamente, para isso. Para que muitas coisas saiam dos sonhos e dos papeis, dos projetos, se transformando em realidades, melhorando as vidas de nossos irmãos, de pessoas, que, algumas vezes, não contam com o apoio, tampouco o alento de seus semelhantes, em momentos simples.
Você sabia que os associados do Rotary contribuem anualmente com 47 milhões de horas em voluntariado para beneficiar comunidades ao redor do mundo? Muitas vezes, é melhor ficar calado, atuando, participando, voluntariando, tendo em vista que os exemplos são melhores do que as opiniões. Mudam o mundo. Transformam, notadamente, os seres humanos.
Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1985, com o propósito de reconhecer o trabalho desenvolvido por pessoas de espírito cívico, que atuam na construção de mundo onde as pessoas vivam melhores, olhando para o seu próximo, por meio de ações sociais, sem remuneração. Ser voluntário, portanto, é não ter preço, pois seu pagamento, é observar o sorriso no rosto da pessoa que recebeu o seu apoio. Ser rotariano/rotariana, idem.
"Não espere por grandes líderes; faça você mesmo, pessoa a pessoa. Seja leal as ações pequenas porque é nelas que está a sua força", disse madre Teresa de Calcutá. Ou seja, cada um de nós, por meio de atitudes, pequenas que sejam, contribui para uma Imperatriz crescente, respeitando valores éticos e morais, tão imprescindíveis nos dias de hoje, com a corrupção e a violência predominando em nosso país.
Parafraseando Bertold Brecht, "não basta ter sido bom quando se deixa o mundo. É preciso deixar um mundo melhor". Assim sendo, continuemos com a nossa jornada, na busca por um mundo efetivamente melhor.
Segundo o escritor brasileiro Paulo Coelho, "O mundo está nas mãos daqueles que têm a coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos". Portanto, companheiros, rotarianos e rotarianas, senhoras e senhores, continuemos sonhando, já que os esforços não serão em vão, lembram da velha máxima de que "uma andorinha só não faz verão?". Pois, ante ao exposto, seremos as andorinhas por um mundo melhor, respeitando todos que neles habitam.
Não é redundar, ratificar, ter orgulho de participar da maior Organização Mundial Privada no que se refere a serviços comunitários. O Rotary é presença, é consoante. Que agrega, que une, que ecoa, vai além das fronteiras. Estamos conectando o mundo.
Sem misandria, homofobia e misoginia, ou seja, sem ter aversão a ninguém. Homens e mulheres, todos, vivamos em consonância, sem discórdia, pregando sempre o amor, combustível que nos movimenta e nos transformam.
Rotarianos e rotarianas, sejamos maiores, melhores e mais fortes, pois o Brasil, Imperatriz, o mundo, precisam, cada vez mais, de nossas forças, de nosso trabalho.
"Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar", disse o escritor francês Anatole France. Portanto, através de nossa união, do Rotary, um mundo melhor será capaz, pois somos resilientes.
Contem sempre com o empenho, com a minha aguerrida disposição!
Comentários