Deusdete Souza destaca participação do Rotary nas causas humanitárias de Imperatriz

Fundado em quatro de junho de 1965, o Rotary Club Imperatriz realizará, no próximo dia 29, jantar comemorativo aos seus 50 anos de existência. Formado por homens e mulheres para prestar serviços como voluntários, o de Imperatriz pertence ao Distrito MA 4490, que engloba os estados do Maranhão, Piauí e Ceará. Ontem, o conselheiro e ex-governador do Distrito, médico Deusdete Souza, fez um balanço dos principais movimentos realizados pelos rotarianos imperatrizenses.
O mais importante, de acordo com Deusdete Souza, que foi o único até agora a ser eleito governador, foi a campanha internacional para a erradicação da poliomielite no mundo. De acordo com ele, em 1985, o Rotary Internacional abraçou a causa para erradicar a doença, que infestava mais de 100 países, entre eles o Brasil.
Assumiu o compromisso de bancar a produção de vacinas para vacinar mais de duzentos milhões de crianças. Para isso, investiu 160 milhões de dólares para em março de 94 o Brasil receber o selo da Organização Mundial da Saúde pela erradicação da doença.
O Rotary de Imperatriz participou ativamente da campanha doando 30 mil dólares do montante arrecadado pelos rotarianos em todo o mundo. O trabalho e a mobilização, segundo Deusdete Souza, levou o clube de Imperatriz ao terceiro lugar no Distrito, atrás de São Luís e Fortaleza-CE.
“O reconhecimento da determinação de Imperatriz veio com a posição obtida no Distrito e mundialmente”.
Ele lembrou ainda que a posição destacada do Clube no Distrito acabou elegendo-o governador do Distrito. Como governador, conseguiu incluir dois maranhenses no Intercâmbio Cultural Internacional: um policial e o colunista Jonas Ribeiro. “Não poderia passar pelos dois anos sem inserir neste contexto dois maranhenses e, o que é mais importante, um imperatrizense, o Jonas Ribeiro. Passaram quarenta dias nos Estados Unidos promovendo o intercâmbio com americanos”.
Também o Rotary recebeu estudante dos Estados Unidos vinda do estado de Massachusetts, Megan Hugan, que passou seis meses em Imperatriz e outros seis meses em São Luís. “Marcou sua vida e ela retornou à cidade para visitar e agradecer. Ficou bastante satisfeita com a temporada em nossa casa”, frisou.
O clube de Imperatriz foi fundado por iniciativa do clube de Carolina, que convidou o advogado do Banco do Brasil, Henrique Araújo Pereira, a participar de uma reunião nesta cidade e deu a missão de catalogar nomes de empresários e profissionais liberais para fundar o Rotary de Imperatriz. Henrique, que estará no dia 29 em Imperatriz na solenidade, retornou e começou a convidar e a listar os futuros rotarianos, Carlos Amorim, Dorian Menezes, João Viana, Gumercindo Milhomem e outros para no dia 4 fundarem o clube. Ex-presidentes e sócios fundadores serão homenageados no jantar comemorativo.

Banda de música

Deusdete Souza lembrou ainda que a Banda de Música de Imperatriz, chamada de Banda de Música da Amizade, foi fundada pelo clube e com o comando do maestro Moisés, através de um projeto social com jovens. Lamenta que, depois de dois anos, a banda foi passada para o município e depois extinta.
“Muitos daqueles jovens hoje estão nas bandas de música dos militares e outros profissionais liberais, ou seja, o objetivo foi atingido, embora hoje não exista mais”.
Atualmente, o Rotary é presidido pela professora Jacqueline Ferraz e o braço social do clube, a Casa da Amizade, pela sua esposa Eleusa Souza. Além da banda, tem ainda a Escola da Amizade, situada no povoado Bom Jesus, e ainda a fundação da Adai, através da Fundação Rotária para projetos humanitários.
A Casa da Amizade de Imperatriz tem atuado basicamente no apoio social e já foi destacada nacionalmente pelo Rotary Internacional.
Nos dias 6 a 9, será realizada a Convenção Nacional do Rotary e de Imperatriz deverá estar presente uma delegação de oito a dez rotarianos, conforme previu Deusdete Souza.
“Claro que estaremos juntos, pois depois de 32 anos acontece novamente no Brasil a Convenção Nacional e será um orgulho estar presente”.