Atenágoras ao lado da ex-presidente Josefa
Atenágoras discursando em sua posse
Atenágoras com os pais, esposa e irmão

No último dia 29, em solenidade realizada na sede do Rotary Club de Imperatriz, foi empossado na presidência o empresário Atenágoras Reis Batista, que em seu pronunciamento saudou todos os presentes e os demais diretores e enfatizou que “neste instante e nos próximos dias, em todo o mundo e em diversas horas, uma solenidade como esta está se realizando. São grupos de homens e mulheres em milhares e milhares de cidades e comunidades por todo o planeta. São grupos de rotarianos, pessoas para quem o ideal de servir transforma-se em serviço real. Obras, ações e serviços que beneficiam desde pequenas coletividades a até toda a humanidade, a exemplo das vacinas e programa de combate à fome, além da incansável e produtiva luta pela paz mundial”.
Também discorreu quando entrou no Rotary e enfatizou o nome do seu pai, José Coelho Batista, e do padrinho, Deusdete Santos Souza. “Entrei neste mundo, no mundo do Rotary, há quatro anos. E aqui, neste momento de minha posse na presidência do Club, tenho a grande satisfação e o positivo orgulho de estar diante de meu pai e do meu padrinho. José Coelho Batista, o Zezito, meu pai, é esse rotariano modelo, dedicado, zeloso, compromissado. São mais de 40 anos dedicados ao Rotary Imperatriz, que se tornou uma espécie de segundo lar para ele. Se meu pai é meu primeiro exemplo em Rotary, meu padrinho está ali, lado a lado, em exemplo e amizade, a meu pai e a mim. Deusdete Santos Souza é meu padrinho de admissão em Rotary. O médico ginecologista pioneiro em Imperatriz é destaque nacional em Rotary e já levou e elevou o nome de Imperatriz como a única cidade maranhense e uma das raras nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará a ser sede de uma Conferência Distrital. E tudo isso porque meu padrinho e nosso companheiro Deusdete é até hoje o único imperatrizense a ter sido eleito Governador de Distrito. Uma honra, de que Imperatriz precisa lembrar e orgulhar-se”.
E continuou: “Rotary Club - já o disseram - é um clube de serviços, mas deve ser menos clube e mais serviços. Afinal, seja pela inexistência de recursos ou pela ineficiência de gestão, as comunidades estão cada vez mais precisando de serviços, serviços comunitários, serviços profissionais, serviços humanos. Darei seguimento aos ótimos trabalhos que a gestão da companheira Josefa desenvolveu e, antes dela, outras gestões que nos antecederam. Rotary não é continuísmo, mas precisa de continuidade”.
Atenágoras adiantou que “nos próximos dias apresentarei nosso Plano de Atividades, que mantém muitas das boas ações a serem prosseguidas de gestões anteriores, como também inclui e inova em algumas ações que pretendemos desenvolver, ao longo dos próximos 12 meses e com o concurso de todos os companheiros, da imprensa e dos diversos setores de nosso município”.
O novo presidente do Rotary Clube de Imperatriz também concedeu o título de Sócio Honorário ao jornalista e consultor Edmilson Sanches, acrescendo: “Nesta data tenho a imensa satisfação e senso de justiça ao conceder o título de Sócio Honorário ao jornalista e consultor Edmilson Sanches. Parabéns, companheiro Sanches, o nosso clube orgulha-se de inscrevê-lo em seu Quadro de Honra!”.
E finalizou: “Estou certo de que, juntos, com talento, ética e trabalho, haveremos de não só vencermos os desafios a que nos propusemos neste mandato, como também, com talento, ética e trabalho, auxiliarmos na reconstrução deste País que alguns maus brasileiros aqui e acolá teimam em prejudicar. Muito obrigado. Felicidades para todos! E vamo pu limpo!”.

Metas para o ano rotário 2016-2017

1. Reativar o posto de vacinação na sede da 
Rotary (ARI).
2. Concurso de Redação com alunos do ensino médio da rede estadual.
3. Apadrinhar jovens carentes e/ou Interactianos em cursos de formação profissional e/ou idiomas, em parceria com SENAC, SEBRAE e SEST-SENAT.
4. Implementar projeto a ser desenvolvido nas escolas na prevenção ao uso de drogas - PROERD.
5. Aumento do quadro associativo em 30%.
6. Dar continuidade ao Projeto Passaporte para o Futuro.
7. Adquirir dois título Paul Harris.
8. Organizar eventos para divulgar Rotary e angariar fundos.
9. Realizar palestras motivadoras e de informação  rotária.
10. Incentivar a manutenção do quadro associativo e a entrada de novos associados.
11. Manter apoio a Casa da Amizade, Escola de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco, Escola da Amizade, AMPARE, Escola Domingos Moraes e ao INTERACT de Imperatriz.
12. Implantar o Projeto Visão do Estudante.