Raimundo Primeiro

A Campanha de Multivacinação realizada pelo Rotary, em Imperatriz, nessa terça-feira, conseguiu superar todas as expectativas. Foi uma ação em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Pólio, 24 de outubro, iniciativa global de erradicação da paralisia infantil, iniciada há 30 anos.
Desde cedo, rotarianos de Imperatriz participavam da vacinação, que teve como principal finalidade ampliar a conscientização, apoio financeiro e engajamento do público na luta contra a pólio, doença que, apesar de prevenível, ainda ameaça crianças em certas partes do mundo.
Conforme reafirmaram os rotarianos, a incidência de poliomielite diminuiu em mais de 99,9%, passando de cerca de 350.000 casos anuais para apenas 37 em 2016. Porém, o 0,02% restante pode contaminar o mundo todo outra vez. Por isso, o trabalho intenso que o Rotary vem empreendendo nas diversas regiões do planeta, caso de Imperatriz, por exemplo.
No trabalho, o Rotary contou com a parceria da Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria de Saúde do Município (Semus). As crianças foram os principais alvos, mas adultos também foram imunizados durante todo o dia de ontem, na sede do Rotary, na rua Frei Manoel Procópio, Beira-Rio.
Técnicos da Semus aplicaram doses contra a pólio inativa e pólio oral, pneumo 10 valente, difteria e tétano, coqueluche, meningite e febre amarela, rubéola, caxumba e sarampo, meningite c, febre amarela, varicela e gripe.
No final da tarde de ontem, Socorro Ribeiro, do Setor de Imunização da Semus, informou que foram aplicadas cerca de 400 doses de vacinas. Passava das 16h, entretanto, o número de pessoas aumentava na porta do Rotary, apesar de o prazo para vacinação haver expirado.