Raimundo Primeiro
Imperatriz festejou, ontem (23), os 112 anos de fundação do Rotary Club. Trata-se da maior rede mundial composta por líderes comunitários, amigos e vizinhos, todos eles unidos, trabalhando por ações que visam mudar a realidade dos locais ondem vivem, por meio de mudanças positivas e duradouras. O trabalho desenvolvido pelos rotarianos objetiva impactar o mundo positivamente, fazendo surgir projetos e iniciativas nas mais distintas áreas.
Para o empresário Atenágoras Reis Batista, presidente do Rotary Club Imperatriz, a atuação do clube, aqui e em outras regiões do mundo, tem possibilitado mudanças significativas. As melhorias na qualidade de vida das populações, sobretudo as menos favorecidas, ou seja, as que residem em nações subdesenvolvidas, possibilitaram extraordinários avanços, fazendo com que as mesmas vislumbrassem um futuro melhor. O que tem sido visto ao longo dos últimos anos.
“O trabalho que os rotarianos realizam é fundamental, principalmente por buscar assistir os nossos irmãos mais carentes, inclusive de coisas básicas e essenciais, entre as quais alimentação, saúde e educação”, pondera Atenágoras Reis Batista, convidando o imperatrizense a conhecer e a se envolver com a missão rotária.
O jornalista e escritor Edmilson Sanches, membro da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), ressalta, a propósito de considerações sobre o Rotary Club, feitas nessa quinta-feira em sua página no facebook, “que quase todo habitante do planeta tem uma ‘marca’ do Rotary: as vacinas contra a poliomielite, a difteria, coqueluche e tétano, que o Rotary financia e doa para os países. Também as ações contra a forma, pela saúde e a favor da humanidade – o chamado Programa 3-H (Health, Hunger e Humanity)”.
O empresário Francisco da Silva Almeida, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz, é outro entusiasta das atividades rotárias. De acordo com ele, o mundo seria outro, “bem melhor, aliás”, se todos participassem e apoiassem o trabalho realizado pelo Rotary Club – no Brasil e no mundo.
“Que bom seria se a luz dos olhares dos rotarianos e o pulsar do coração individual de cada um deles pudessem ocupar a mente individualista daqueles que perseguem; que dos bilhões que são gastos na construção de armas para a promoção de guerras, com o objetivo de ceifar vidas, em nome de poderes e economias irracionais, as pessoas fizessem uma reflexão sobre a missão rotária”, observa o líder lojista.
A esse respeito, Francisco Almeida destaca que a lição passada pelos rotarianos, dando as mãos e fortalecendo a ajuda àqueles que mais necessitam – e deve ser seguida – pelos que acreditam em Deus e matam, como se estivessem numa praça de esportes, a exemplo do que acontecia no Coliseu, em Roma (Itália). “Que Deus continue iluminando os rotarianos, mas que, também, permaneça perdoando aqueles que não querem ver as besteiras que continuam fazendo”.
O Rotary em Imperatriz
Em Imperatriz, existem dois Rotary Clubs. Ambos presididos, coincidentemente, por empresários: Atenágoras Reis Batista (Rotary Imperatriz) e Paulo Danda (Rotary Entroncamento).
Na cidade, as entidades mantêm escolas, entidades de pessoas com deficiência, associações comunitárias e/ou culturais. Paralelamente, os rotarianos locais desenvolvem outros projetos e ações. “Estamos sempre vigilantes, buscando melhorias para a nossa comunidade nos mais diversos campos”, frisa Atenágoras Reis Batista.
Desde sua fundação, o Rotary tem empreendido esforços visando ajudar a humanidade. Seu lema é “Dar de Si Antes de Pensar em Si”.
O Rotary Club é integrado por 1.200.000 associados, tendo iniciado com a visão de um homem: o advogado Paul Harris. O clube internacional foi formado em 23 de fevereiro de 1905, nos Estados Unidos. Profissionais de vários segmentos iniciaram interação, fortalecendo, assim, seus vínculos de amizades, ajudando diferentes comunidades.
SOBRE O NOME
O nome “Rotary” surgiu da prática inicial de fazer o rodízio das reuniões entre os escritórios de cada associado.
“Seja qual for o significado do Rotary para nós, para o mundo ele será conhecido pelos resultados que alcançar”.
Os mais de 35.000 Rotarys Clubs trabalham para:
Promover a paz.
Combater doenças.
Fornecer água limpa e saneamento.
Cuidar da saúde de mães e filhos.
Apoiar a educação.
Favorecer o desenvolvimento econômico.
Comentários