Roda de conversa com gestantes retomou as atividades, na quarta-feira, 15, ao público no Centro de Referência em Assistência Social, CRAS, no bairro Bom Jesus, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes. Além de informações relativas ao período da gravidez, mulheres participaram de sorteio de brindes e ganharam repelentes.
A coordenadora do Cras Bom Jesus, Charlanny Caetano de Oliveira, ressaltou que o encontro foi importante para tirar dúvidas e orientá-las de como fazer valer seus direitos assegurados. "A gestante tem muitos direitos dentro da política de assistência social, como o passe livre da gestante, que é lei municipal, kit natalidade e de ser acompanhada e orientada por uma equipe multidisciplinar do Cras", enfatizou.
A equipe técnica, composta por profissionais como assistentes sociais, pedagoga e psicóloga, está disponível para direcionar a mulher sobre essa fase de sua vida. A roda de conversa contou com a participação da enfermeira Ildjane Teixeira Morais da Luz, professora de Enfermagem da Facimp Wyden, que levou alguns acadêmicos do sétimo período do curso. "Temos parceria com o Cras e aqui desenvolvemos atividades em educação e saúde com metodologias voltadas ao público. Hoje é um bate-papo sobre o recém-nascido, como a importância do pré-natal, amamentação, cuidados com a higiene, dentre outros fatores", destacou.
Dentre as participantes da roda de conversa estavam pessoas experientes e outras, ainda, na primeira gestação. A dona de casa Raimunda Sousa da Silva, 41 anos, residente no Teotônio Vilela, disse ter gostado muito das orientações recebidas, mesmo com nove filhos e grávida de seis meses do décimo. "Foi boa essa reunião, porque sempre a gente tem o que aprender, sempre tem uma novidade". Ela ficou encantada com a demonstração de massagem em recém-nascidos, feita por uma das acadêmicas de Enfermagem.
Grávida do primeiro filho, a estudante Francisca Alana Rodrigues do Nascimento, 21 anos, também aprovou o encontro. "Como sou mãe de primeira viagem e minha gravidez é complicada, foi muito importante essa roda de conversa, principalmente para a troca de experiências e para tirar dúvidas", avaliou.
O Cras Bom Jesus fica na Avenida Liberdade, em frente ao Campus da Universidade Federal do Maranhão, UFMA, e o atendimento é voltado aos moradores do bairro e adjacências. (João Rodrigues - Ascom)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16196
Roda de conversa orienta sobre cuidados na gravidez
Pré-natal, massagens no recém-nascido, amamentação e higiene foram abordados
Comentários