Com a mesma velocidade que havia descido, o nível do rio Tocantins voltou a subir ontem (12), inundando mais uma vez as casas de dezenas de ribeirinhos. No entanto, ao contrário do que aconteceu no último sábado (7), a Defesa Civil de Imperatriz não foi pega de surpresa, já que mantém vários profissionais monitorando o local. O órgão mantém dez veículos para realizar o transporte das famílias, seja para os abrigos seja de volta para as suas residências.
O rio, segundo informa a Defesa Civil, está mais de seis metros acima do seu nível normal e continua subindo. O número de desabrigados permanece inalterado, em torno de 300 famílias, sendo que 55 estão em casas de parentes. A Prefeitura disponibilizou a Escola Municipal Paulo Freire e o Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva para servir de abrigo aos moradores.
Preocupado com a situação das famílias, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, voltou a visitar o local na manhã de ontem. Ele orientou a Defesa Civil a manter o local sob intensa vigilância e pediu que os ribeirinhos não retornem às suas casas ainda.
O município tem dado toda a assistência aos atingidos pela enchente. Além de providenciar a retirada das famílias, a Prefeitura também montou um posto de saúde no local, para atender aos ribeirinhos durante todo o período em que permanecerem lá. A unidade contém uma sala de palestras, duas salas de consulta e uma enfermaria. Também foram disponibilizados medicamentos.
Outras medidas têm sido adotadas para garantir a segurança das famílias. A Vigilância em Saúde esteve no local combatendo possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. O município também já realizou a entrega de cestas básicas para os ribeirinhos. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14302
Rio Tocantins volta a subir e retorno das famílias permanece sem data
Defesa Civil de Imperatriz permanece monitorando o local
Comentários