No final da tarde o nível do rio ainda era o mesmo

Depois de voltar a apresentar aumento no volume de água no final da semana passada, o Rio Tocantins novamente se afastou de comércios e residências no Porto da Balsa de Imperatriz. Se nos últimos dias a vazão da hidrelétrica de Estreito-MA chegou a atingir 10.200m³ de água por segundo, ontem, de acordo com informações da Defesa Civil de Imperatriz, este número caiu para a média de 5.400m³ por segundo.
Com a redução da vazão da Usina Hidrelétrica de Estreito, o nível do rio, que nas últimas duas semanas se manteve entre 5m e 6,5m acima do normal, na segunda-feira, 06 de janeiro, diminuiu para 2,5m.
A posição da água anima pessoas como seu João Cavalcante. O comerciante está há mais de 30 anos no Porto da Balsa. Pouco antes do natal precisou retirar toda a mercadoria quando viu a água ficar a apenas meio metro da porta da mercearia.
“Foi a água baixar um pouco eu notei que esse ano a chance é grande, do rio não invadir as casas. Então peguei a mercadoria e voltei pra cá. Não acredito que teremos uma enchente como têm quase todos os anos”, disse, considerando positivo para moradores e trabalhadores ribeirinhos a redução do nível do rio, em mais de quatro metros.
O Superintendente da Defesa Civil do Município de Imperatriz, Francisco das Chagas, informou que o recadastramento das famílias que moram nas áreas consideradas de risco, deve continuar até o próximo domingo.
“A 1º etapa, porque depois retornaremos para visitar famílias que não foram encontradas nas residências no momento da visita, e vê quais são casas que estão em situação de abandono, quando a família não mora mais naquele local. Essa é a segunda parte do trabalho”, explicou Francisco.
Segunda a Defesa Civil, o trabalho de recadastramento é feito nos bairros Leandra, Caema, Beira Rio, Areial e Curtume, e serve para identificar e registrar nomes de todos os moradores que habitam essas áreas. A medida é para facilitar o alojamento de pessoas diante de uma possível enchente. (Hemerson Pinto)