Os acadêmicos Domingos Cezar e Agostinho Noleto e Rejane Kravetz coordenam parte da programação

Domingos Cezar

Acadêmicos e convidados reúnem-se na tarde desta quinta-feira (9), no Café Literário, em seu encontro semanal para debater com professores, estudantes, ambientalistas e demais convidados o tema central da décima segunda edição do SALIMP, que é Rio Tocantins – Torrente de Civilização e Cultura.
O tema será coordenado pelos acadêmicos Domingos Cezar, Agostinho Noleto e Trajano Neto, com a mediação da educadora Rejane Kravetz, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Domingos Cezar abordará cultura de atividades sociais e econômicas, como a dos barqueiros, pescadores, lavadeiras, vazanteiros e água como fonte de produção econômica e geração de energia.
Agostinho Noleto abordará a cultura dos costumes, como as lendas, cânticos populares e folclore; a cultura do lazer, a exemplo das praias, clubes náuticos, pescaria esportiva e cultura da culinária, como pratos típicos à base de peixe. Falará ainda da cultura de inspiração literária e musical, como poemas, crônicas, contos, romance e música popular.
Por sua vez, o acadêmico Trajano Neto tratará de questões como a cultura da água como fonte de vida; da cultura do paisagismo tocantino, a cultura do clima (sol de verão, chuvas do inverno, vento geral e banzeiro), bem como a cultura religiosa, como a chegada do fundador de Imperatriz, Frei Manoel Procópio, e as procissões fluviais de Santa Teresa D’Ávila e São Pedro.
Para finalizar a reunião extraordinária, a presidenta da Academia Imperatrizense de Letras – AIL, Edna Ventura, conduzirá o momento de homenagem ao poeta José Chagas, paraibano, radicado há muitos anos no Maranhão, falecido no último mês de maio. José Chagas era membro da Academia Maranhense de Letras - AML.
O homenageado será saudado pelo acadêmico Sálvio Dino, seu confrade na Academia Maranhense de Letras, e também pelo acadêmico Adalberto Franklin, historiador e conhecedor profundo da obra de José Chagas. O poeta será ainda homenageado pelos acadêmicos Benedito Buzar e Benedito Duarte, membros da Academia Maranhense de Letras, que estarão em Imperatriz para a homenagem.